Prefeitura prepara implantação do Comitê de Políticas para Pessoas em Situação de Rua

Secretaria de Assistência Social

05 de julho de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está implantando o Comitê Intersetorial da Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua. A fase atual é de indicação dos representantes de diferentes setores da Administração Municipal: Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação, Desenvolvimento Social, Segurança, Cultura e Esportes. Outra novidade será a inauguração do Caps AD - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas ainda no segundo semestre deste ano.

A criação do Comitê Intersetorial da Política Municipal para as Pessoas em Situação de Rua é uma proposta do Governo Federal com objetivo de avançar nas políticas e ações voltadas às pessoas em situação de rua. Está em andamento desde maio, quando foi apresentado oficialmente, durante o lançamento da Operação Inverno.

Estas e outras informações sobre atenção às pessoas em situação foram prestadas pela secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, nesta manhã de quinta-feira (05/07), durante reunião realizada pela Comissão de Assistência Social e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, presidida pelo vereador Carlos Evaristo.

O encontro contou com a participação da comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento, do coordenador do Centro Pop, Osni Damásio da Silva, representantes de diversos setores da Administração Municipal, vereadores, comerciantes, integrantes da Associação dos Moradores e Comerciantes do Largo Bom Jesus, da Associação Casarão da Mariquinha, membros da Cúria Diocesana, do Conselho de Pastores, de entidades sociais parceiras no acolhimento e também do representante das pessoas em situação de rua, Vagner Souza.

A Assistência Social coordena as ações integradas de abordagem às pessoas em situação de rua na cidade, atuando em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus e em outros pontos da área central. Os assistentes e agentes sociais conversam com os homens e mulheres e fazem um trabalho de orientação ao Centro Pop, que realiza a triagem e o encaminhamento aos serviços de acolhimento.

Os interessados pelos encaminhamentos contam com quatro unidades: Abomoras; Maranathá (casa de passagem e abrigo); Acolhimento Mulheres e Famílias. Nestas instituições, as pessoas em situação de rua recebem todo o apoio imediato como banho, roupas novas e alimentação. Na sequência, os assistentes sociais também fazem contato com as famílias, com o objetivo de resgatar os laços familiares e, num segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras ações que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.

Todo o trabalho conta com respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma Rede de Atenção Psicossocial para encaminhamento dos casos, sempre em concordância com o paciente. Já os casos de urgência e emergência são atendidos pelo Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Caps AD

O próximo passo será a inauguração do Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, na Vila São Francisco. A unidade será inaugurada no segundo semestre e deverá garantir atendimento especializado para pessoas que desejam tratamento para dependência química. A fase atual é de recuperação da estrutura e, paralelamente, finalização do plano de trabalho.