Prefeitura promove palestra sobre arrecadação para Fundos Municipais

Secretaria de Assistência Social

27 de março de 2018
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A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta manhã de terça-feira (27/03), no auditório do Centro Cultural, uma palestra sobre arrecadação para Fundos Municipais, apresentada pelo presidente do Condeca – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Benez Pegler. O evento contou com a presença de gestores de entidades sociais, técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e autoridades do município e da Região do Alto Tietê.

Na abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, agradeceu pelo grande envolvimento das entidades parcerias. “Esse encontro será uma continuidade do Fórum que realizamos no mês passado, agora com a experiência do presidente do Condeca, que nos traz uma série de experiências exitosas como exemplos para nossas atividades. Nosso principal objetivo é proporcionar a melhoria contínua dos serviçosprestados na área da Assistência Social", explicou. Na sequência, a diretora da Drads Regional, Jeruza Reis ressaltou a importância de encontros para a troca de informações. "O Vítor nos traz uma experiência histórica de arrecadação na área assistencial que vale a pena ser seguido", comentou.

Durante o encontro, o presidente do Condeca falou sobre o desafio das entidades sociais, parceiros e iniciativas que prestam atendimento na área. Destacou, ainda, a importância da capacitação. "Encontros como esse promovem a troca de experiências ajudam a dimensionar a importância dos Fundos Municipais, que são fundos de arrecadação extra-orçamentária e que cidades como Mogi das Cruzes não podem deixar escapar", explicou o palestrante.

O trabalho faz parte de uma série de ações voltadas para o fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos por entidades sociais. No mês passado, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o "Fórum Gestão Social: Desafios para o Terceiro Setor na Gestão de Parcerias e Captação de Recursos". Na ocasião, foram ministradas duas palestras: “OSCs, Recursos Públicos e Aspectos Administrativos da Lei 13.019”, com a advogada Paula Storto, especialista em Direito voltado para organizações sociais; e “Parcerias Intersetoriais, Gestão e Captação de Recurso”, conduzida pelo presidente do Instituto Filantropia, Márcio Zeppelini, voltado à sustentabilidade de ações e relações voltadas para a captação de recursos no Terceiro Setor.

A presidente do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Marielza da Silva, fez questão de participar do encontro. "São esclarecimentos muito importantes. O que temos feito atualmente para aumentar a arrecadação e conseguir garantir a cobertura das despesas das entidades são eventos e mais eventos. Novas ideias são muito benvindas", garantiu. Marina Dias Nogueira, do Instituto Jabuti, concorda. "Precisamos entender um pouco mais da legislação e buscar alternativas para aumentar os recursos", comentou. Atualmente, o Jabuti atende 477 crianças e adolescentes, enquanto po Instituto Maria Mãe do Divino Amor soma 700.