Artista de Mogi é selecionado para participar de festival de cultura urbana em Berlim

Secretaria de Cultura

17 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Já conhecido por suas obras marcantes, como o grafite presente na Biblioteca Municipal de Mogi das Cruzes, o artista Galvani Neto, mais conhecido como Galo, acaba de dar um passo além em sua carreira: foi o único brasileiro selecionado para participar do IBUG, um dos mais conceituados festivais de arte urbana do mundo, que começa na semana que vem em Berlim, na Alemanha.

Galo é nascido em São Bernardo do Campo, mas desde 2012 mora em Mogi das Cruzes, onde atua, entre outras atividades, como oficineiro do segmento de Graffiti na Casa do Hip Hop, da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Ali, ele ministra aulas aulas para adolescentes, ensinando técnicas de arte urbana, pincéis, manuseio de tintas e sprays e noções básicas de composição artística. 

A oportunidade de participar do festival foi ele mesmo que buscou, a partir de pesquisas no site www.isupportstreetart.com, que reúne editais para participação em eventos artísticos mundo afora.

“Eles receberam cerca de 300 inscrições do mundo inteiro e eu fui selecionado entre os 120 artistas que estarão nesse projeto, sendo o único brasileiro. Para mim está sendo uma honra”, conta, acrescentando que, após a notícia da seleção, teve início a segunda batalha: conseguir recursos para a passagem de avião.

“Tentei fazer uma vaquinha, mas só tinha conseguido 20% do valor, então mandei um e-mail para os organizadores, explicando que eu não conseguiria estar presente. Eles responderam meu e-mail dizendo que não cogitavam a possibilidade de eu não ir e reservaram a passagem para mim”, relata Galo, que acabou também mobilizando a embaixada do Brasil em Berlim.

O artista entrou em contato com o órgão também pedindo ajuda. A embaixada não pôde ajudá-lo financeiramente dada a proximidade do evento, mas um representante ligou diretamente para Galo e inseriu sua ida à Alemanha na agenda cultural de agosto, que é produzida pela próxima embaixada. Nela, mencionam que “Galo convenceu a equipe do festival com seu estilo surreal e humorístico”. “Eles ligaram no meu celular e foram muito atenciosos e prestativos”, diz.

Serão, ao todo, seis dias de festival, distribuídos por dois finais de semana – de 24 a 26 de agosto e de 31 de agosto a 2 de setembro. Galo, ao lado dos mais de cem selecionados, ficará responsável por revitalizar o espaço de um campo industrial abandonado situado na cidade saxônica de Chemnitz.

A ideia é que ali, de forma espontânea, cada um dos artistas tenha a liberdade para interagir e expressar sua arte, contribuindo, simultaneamente, para devolver às cidades espaços até então degradados na forma de polos de cultura e bem-estar social.

“Para mim é muito importante. Vai ser minha primeira vez na Alemanha. Eu estou indo de espírito aberto. Não sei o que me espera, não sei que parede vou pintar, se é grande ou pequena. Só sei que alguma coisa vai sair e garanto que o mesmo carinho e a força que eu tenho para pintar em Mogi, São Paulo, Itapevi, Guaianazes, vou levar para lá”, complementa o artista, que promete ser manter fiel ao seu estilo.

“Vou tentar levar o que sempre levo. Uma pintura monocromática, mas alegre, que faça as pessoas se sentirem bem”, concluiu.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, destacou que Galo é motivo de orgulho para a cidade. "É um grande orgulho ter um artista local como único selecionado do Brasil para um festival tão conceituado. O Galo já é um parceiro de longa data, tem obras pela cidade, uma inclusive na Biblioteca Municipal, dá aulas na Casa do Hip Hop e tem todo o nosso respeito pelo belíssimo trabalho que desenvolve. Tenho certeza que ele vai repetir em Berlim o mesmo sucesso e a admiração que já desperta por aqui". 

Sobre Galo

Galvani Gonçalves Sarmento Neto nasceu em 3 de maio de 1979, em São Bernardo do Campo. Formado em Arquitetura e Urbanismo, desenha e pinta desde 1993 e participa de exposições coletivas desde 2002. Em junho de 2009 começou a fazer intervenções urbanas pela cidade de São Paulo, nas quais utilizou como matéria prima a tinta látex ou a tinta esmalte base água.

Nos seus trabalhos cria um universo lúdico. Suas composições são em sua maioria monocromáticas e interagem com a sujeira da parede ou qualquer outra intervenção já existente.

Em 2012, foi convidado para participar da 2ª. Bienal Internacional de Graffiti no MuBE - São Paulo. No mesmo ano, foi nomeado para a 3ª edição do Prêmio de Arte Urbana -( Artaq - 3rd Urban Arts Awards ) – França e participou  da ARD*POP-UP 2012, um festival de graffiti realizado em Oslo, Noruega, pela galeria All Righs Destroyed.

Em 2013, participou da 2º Bienal Internacional de Graffiti no MuBE - São Paulo e da Mostra Paralela DFA, organizada pela Matilha Cultural. Também esteve em uma exposição coletiva na Galeria Fridge Gallery, em Washington, nos Estados Unidos, na segunda edição do Projeto Eletrotintas, em São Miguel Paulista e na 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema.

Em 2014, Galo participou do Projeto 4 km, o maior grafite da América Latina e se envolveu em diversos projetos e exposições em São Paulo, Curitiba, Atibaia e São Miguel Paulista. No mesmo ano, atuou como arte educador na oficina de graffiti que foi oferecida gratuitamente à comunidade do Conjunto Jefferson, em Mogi das Cruzes.

Em 2015, marcou presença no 1º Encontro de Graffiti de Mogi das Cruzes, que coloriu e revitalizou 360 metros do muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na altura da Estação de Estudantes. Também seguiu envolvido com outros projetos, em outros municípios.

Em 2016, sua exposição individual “Entre Muros e Miragens” ocupou a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Em 2017, foi selecionado para o festival Atacarte 2017, que aconteceu na Colômbia e, além do trabalho na cidade, também foi selecionado para participar de mostras em Londrina e no Rio Grande do Sul.

Além do trabalho que vai desenvolver na Alemanha a partir da próxima semana, Galo já participou neste ano do Street of Styles 2018, realizado no mês de abril em Curitiba e do Quarteirão das Artes 2018, que aconteceu em junho, no Paraná. Após o IBUG Festival 2018, ele vai participar, em novembro, da Mostra Pixel Show, em São Paulo.

Sobre o IBUG

As raízes do IBUG remontam ao ano de 2006, na pequena cidade saxônica de Meerane, como iniciativa de um artista alemão chamado Tasso e a sua busca pelo desenvolvimento cultural e o reavivamento de parques industriais abandonados. Do primeiro e pequeno encontro realizado há mais de 10 anos, nasceu o festival internacionalmente reconhecido pela arte e cultura urbanas.

O IBUG acontece tradicionalmente no último final de semana de agosto em algum lugar no oeste da Saxônia, onde um campo industrial é aberto para a street art, o graffiti e mídias diversas.

Cada um dos artistas selecionados traz uma síntese das artes, a mistura de gêneros, estilos, materiais e técnicas, bem como a história do campo industrial abandonado e desempenham um papel fundamental neste evento, que hoje integra um calendário anual.

É um festival que mistura pintura, graffiti, ilustrações, instalações e multimídia. Ele engloba, portanto, outras linguagens, como vídeo, dança, música, além de um mercado de arte, que é instalado dentro do festival. No ano passado, o IBUG reuniu mais de 15 mil visitantes.