Cultura explica lei de incentivo a contadores de Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

01 de março de 2019
Secretário de Cultura frisou as facilidades de se apoiar projetos aprovados, desmistificando conceitos passados sobre lei de incentivo (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Cultura)

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, reuniu-se na noite de quinta-feira (28/02) com membros da regional Mogi das Cruzes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), para apresentar os mecanismos de incentivo à produção artística na cidade por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O encontro foi realizado no Sincomércio.

O objetivo foi explicar aos contadores, que são o elo com empresários, as formas de incentivo e o quanto isto fomenta os projetos culturais aprovados na Secretaria de Cultura, além de ser mais uma fonte de renda para os artistas e os próprios contadores. Sartori frisou as facilidades de se apoiar projetos aprovados, desmistificando conceitos passados sobre lei de incentivo.

Pela LIC, o patrocinador pode destinar até 20% dos ISS e IPTU, que são tributos municipais, e os recursos, que seriam encaminhados ao município, vão para projetos da área cultural, que tenham sido selecionados por uma comissão de análise de projetos. A comissão é autônoma e tem em sua formação, majoritariamente, artistas, além de membros do poder público.

O município é quem determina o montante que será destinado à lei, respeitando o limite mínimo de 1,5% e máximo de 3% do total que é arrecadado com os dois tributos, que neste ano foi estipulado em R$ 4.155.466,26.

Participaram do encontro o diretor da regional Mogi das Cruzes do Sescon, Edvaldo de Miranda e mais 16 contadores.