Exposição “Deus vos salve esse devoto” está disponível para visitação no Centro Cultural

Secretaria de Cultura

13 de junho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Galeria de Artes "Wanda Coelho Barbieri", no Centro Cultural, está com a exposição “Deus vos salve esse devoto” em cartaz de terça a sábado, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A apresentação conta as tradições, devoções e a influência cultural das congadas, marujadas e moçambique, que são grupos de cultura popular da cidade.

“A festa do divino faz parte da cultura popular de Mogi das Cruzes, tanto no seu aspecto religioso, quanto no folclórico. Nesse aspecto as Congadas, Marujaras e Moçambiques são alguns dos destaques”, comentou o secretário de Cultura, Mateus Sartori.

Em dezembro de 2018, por meio do programa Diálogo Aberto, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou o “Fórum do Reinado de Congo de Mogi das Cruzes”, com o objetivo de discutir políticas públicas para o segmento de cultura popular, recebendo sugestões de ações culturais envolvendo os grupos das Congadas, Marujadas e Moçambique. O resultado é a promoção da exposição, além de apoiar a celebração da Coroação do Rei do Congo, palestras e oficinas que aconteceram no final do mês de maio de 2019.

A exposição conta com fotos de Michael Meyson e Danilo Duvilierz, com peças e indumentárias das agremiações: Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Congada de Santa Efigênia, Congada do São Benedito do Santo Ângelo, Congada do Divino Espírito Santo, Congada Marujada Nossa Senhora do Rosário, Congada São Benedito Coração de Cesar de Souza, Moçambique Capela de Santa Cruz.

A Galeria

A Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”, que é o piso térreo do prédio do Centro Cultural, tem área total de 195 metros quadrados e é destinada especificamente para mostras de obras de arte. Ela possui recepção, administração, sanitários acessíveis, área de exposição, reserva técnica, além dos recursos expositivos, como cubos, biombos e um sistema de iluminação específico para a atividade a que se destina, com trilhos eletrificados e spots direcionais, em LED.

O prédio do Centro Cultural fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 – , e atende pelo telefone 4798-6988. A exposição ficará na galeria de artes até o dia 29 de junho.