Festemc 2018 começa nesta segunda-feira e terá nove dias de apresentações

Secretaria de Cultura

06 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na próxima segunda-feira (10/09), terá início o 5º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes - o Festemc 2018. O evento, que se estende até o dia 29 de setembro, vai ter um total de nove dias de apresentações no Theatro Vasques, sempre às segundas, terças e quintas. Serão ao todo 20 peças participantes, sendo 14 com caráter competitivo.

Veja a programação completa

Das montagens selecionadas, 12 são de grupos de Mogi das Cruzes, quatro são de São Paulo, dois são de Mauá, uma é de São José do Barreiro e uma é de Suzano.

Serão sempre duas apresentações diárias, sendo uma às 15h e a outra às 20h. As exceções ficam com os dias 25 e 27 de setembro, em que haverá três apresentações por dia, sendo a primeira às 9h30.

Na segunda-feira (10/09), as peças que abrem o Festemc 2018 são “O Bicho que ajudou o homem”, do grupo teatral Cia. Pó de Estrela, da cidade de Mauá, e “Hamlet”, que será encenada pelo grupo de teatro Catamará, de São Paulo.

Conforme fórum de debate realizado neste ano com os próprios grupos que participam do Festemc, algumas apresentações terão entrada livre, enquanto, para outras, será cobrada entrada simbólica, no valor de R$ 2,00. Parte da renda proveniente da bilheteria será destinada ao Fundo Municipal de Cultura.

Na terça-feira (11/09), a programação do Festemc tem sequência, com as peças “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do grupo teatral Plá Mirim, de Suzano e “Submarino”, do grupo mogiano Canalhas de Teatro. Para esta última, há recomendação etária de 16 anos.

Já na quinta-feira (13/09), as produções serão: “A Primavera da Lagarta”, do grupo teatral Luz, Câmera, Ações, de São José do Barreiro e “18 de Agosto”, do grupo Filosofia de Coxia, que é da capital paulista.

Ao término do ciclo de apresentações, as peças passarão por análise do júri e, no dia 5 de outubro, será feito o anúncio dos vencedores, em evento que terá início às 20 horas, também no Theatro Vasques.

O júri do Festemc será composto por três profissionais de arte e cultura, comprovadamente envolvidos com o segmento do teatro.  

Serão premiadas com troféus o primeiro, segundo e terceiro colocado nas categorias espetáculo, melhor atriz, o melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante. As partes técnicas também serão premiadas, pelas categorias melhor iluminação, melhor sonoplastia, melhor cenário, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor direção e texto original. Além disso, todos os participantes receberão certificado de participação.

Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de 90, o Festemc foi criado pelo Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. Desde então, passou para a tutela da Secretaria de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil da cidade.

O Festemc também tem por objetivo promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e, por fim, proporcionar a arte-educação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)

Veja abaixo as sinopses do Festemc 2018: