Ingressos para o musical Jardim da Meia-Noite já podem ser trocados por caixas de leite

Secretaria de Cultura

17 de outubro de 2019

Em novembro, o Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes vai receber via ProAC o musical “Jardim da Meia-Noite”. O espetáculo será apresentado em duas noites e os interessados em acompanhar já podem trocar ingressos por um litro de leite em caixa, com validade superior a um mês, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, de terça a sábado, das 9h às 18h.

Inspirado no livro homônimo de Philippa Pearce, o espetáculo tem músicas e trilha sonora originais e conta, no elenco, com os atores Ricardo Monastero, Elaine Marinho, Erika Altimeyer, Talitha Pereira, Pedro Silveira, Nellson Oliveira e Tainan Pongeluppe. A direção é de Alexandre Tenório e Glaucia da Fonseca.

A obra gira em torno da história de Tom, um garoto que é mandado contra sua vontade para a velha mansão de seus tios, a fim de escapar do contágio de sarampo que seu irmão contraiu. Depois de uns poucos dias de absoluto tédio, a quarentena de Tom se transforma numa aventura, quando um velho relógio leva o garoto a uma outra dimensão em que descobertas o deixarão maravilhado. Entusiasmado com o que o novo lugar oferece, ele conhece uma solitária garota, Tita, com quem faz amizade e começa a refletir sobre a importância da compaixão e da alegria de se ter com quem contar.

O personagem Tom é interpretado pelo ator global Ricardo Monastero, que atualmente interpreta o personagem Lauro, na novela “A Dona do Pedaço”. A direção de arte e as interpretações foram inspiradas no universo de Tim Burton e remetem ao repertório de artistas surrealistas. A encenação destes universos paralelos, o encontro entre dimensões, estimulam a plateia a enxergar, construir e fazer parte desse lugar de sonhos.

Ricardo Monastero é o responsável pelo projeto. Ele chegou ao texto apresentado por Alexandre Tenório, o diretor do espetáculo. "Esse é um texto que fala sobre esperança. A ideia inicial era que a montagem fosse voltada ao público infantil. Porém, encontramos camadas de reflexão que poderiam ganhar amplitude se não limitássemos o público-alvo”, explica.

O diretor Alexandre Tenório diz que o que mais o encantou na história foi a maneira como ela fala sobre amizade. “Existem muitos assuntos que são levantados pelo texto original, alguns vieram à tona quando optamos por levar a peça a todo o público. Mas, sobretudo, para mim, o tema central desse espetáculo é a amizade. Podemos ter diversos tipos de relacionamento, mas a amizade é um dos poucos modelos que ultrapassa o tempo e perpassa. Mesmo que nossos amigos morram ou diminuam sua presença física, sua influência e o que eles foram continua lá, muito presente em nossas vidas”, afirma Tenório.

O projeto para a montagem de “O Jardim da Meia-Noite” foi aprovado pelo ProAC ICMS e tem o patrocínio das empresas Havan e JSL. A peça tem classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos.

O Theatro Vasques, onde a peça será apresentada, fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro. Já o Centro Cultural, onde acontece a troca dos ingressos, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, também no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)