Inscrições estão abertas para curso de narração de histórias da Arte Despertar

Secretaria de Cultura

24 de setembro de 2019
As inscrições estão abertas para o curso de narração de histórias da organização Arte Despertar, que será realizado em outubro, novembro e dezembro no Centro Cultural de Mogi

Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de narração de histórias realizado pela Arte Despertar, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O curso é aberto ao público e começa no dia 19 de outubro, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Já as inscrições ficarão abertas até o dia 8 de outubro.

Serão seis encontros, com quatro horas de duração cada, todos aos sábados, das 9h às 13h. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da narração de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

Ministrado por uma dupla de experientes de arte-educadoras, o curso traz a arte de contar histórias como um incentivo à criatividade e à manifestação de diversas formas de expressão, compartilhando sentimentos, conhecimentos e experiências.

O tema é abordado por meio do conteúdo programático, que inclui vários tipos de histórias, como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros. A relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação e o papel do contador de história ao longo da história universal.

As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e as vagas restritas a 25 alunos por curso. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Track & Fild e Wickbold.

Curso de narração de histórias - Arte Despertar

Carga horária: 24h, divididas em seis aulas teóricas e práticas de 4h cada.

Datas:  19 e 26 de outubro, 9, 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro.

Horário: 9h às 13h.

Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

Endereço: Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP

Inscrições: Inscrição presencial no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 9h às 16h. Até o dia 08 de outubro.

Sobre a Arte Despertar

A Arte Despertar é uma organização social que desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo.Ela usa a arte e a cultura para proporcionar experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitudes. A arte funciona como um instrumento de comunicação e expressão. E a cultura entra como elemento essencial no resgate de identidade e de histórias de vida. Tudo isso tendo a educação como base.

Fundada em 1997, a organização busca propiciar experiências que criem conexões e vínculos significativos entre as pessoas. Com ações voltadas para o desenvolvimento humano com foco em competências socioemocionais, a instituição entende que é preciso olhar o indivíduo de forma integral para que ele consiga desenvolver uma consciência de si, do outro e do ambiente.

Essas ações acontecem por meio de projetos sociais e prestação de serviços em instituições de saúde, e espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo. Em 21 anos, mais de 550 mil pessoas foram impactadas. Mais informações pelo site da organização.

Sobre o Centro Cultural de Mogi das Cruzes

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes é um espaço multicultural, que acaba de completar quatro anos de funcionamento. Inaugurado em 4 de setembro de 2015, ele recebe, em média, público de 10 mil pessoas por mês, em atividades diversas, realizadas em seus três andares, que abrigam espaços com distintas vocações, como a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, a Sala Multiuso Wilma Ramos, o Espaço de Convivência Ilda Veri Lopes e a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant´Anna.