Inscrições estão abertas para escolas de samba que buscam apoio para desfilar no Carnaval 2020

Secretaria de Cultura

22 de outubro de 2019

Já estão abertas as inscrições para as escolas de samba que desejam apoio financeiro para participar dos desfiles do Carnaval Mogi das Cruzes 2020. A festa, que está marcada para acontecer no dia 23 de fevereiro do próximo ano, contará com a participação de até sete agremiações, sendo até quatro do grupo especial, uma do grupo de acesso e até duas do grupo de retorno.

As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de novembro, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), situado à Rua Coronel. Souza Franco, 735 – 1º andar, no Centro da cidade. É preciso entregar documentação, que está especificada em edital.

Leia o edital

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, destinará até R$ 160 mil para o Grupo Especial, sendo R$ 40 mil para cada agremiação, R$ 20 mil para o Grupo de Acesso (apenas uma agremiação) e R$ 20 mil para o Grupo de Retorno, sendo R$ 10 mil para cada agremiação.

O grupo de retorno engloba a última colocada no desfile de Carnaval de 2019  e/ou escolas antigas, em atividade, que não participaram do Carnaval de 2019, porém querem retornar em 2020, com respaldo de recursos.

A remuneração estará diretamente atrelada ao cumprimento, por parte das escolas de samba, do Programa de Carnaval 2020. Para cada atividade prevista no programa, há também um valor a ser destinado. Logo, só receberão os valores cheios as escolas que participarem integralmente do programa.

Entre as atividades previstas no programa, estão a realização de eventos para a captação de recursos e a entrega, com datas pré-estipuladas, de itens e informações estruturais para os desfiles, como enredo, samba-enredo, fotos ou croquis de figurinos, alas, carros alegóricos e fantasias. As escolas também precisarão fazer atualização de documentação, comprovar a execução do que estava previsto semanas antes dos desfiles, apresentar laudos para os carros alegóricos e, por fim, cumprir com a data de retirada dos carros alegóricos da Avenida Cívica e adjacências.

Para terem direito ao apoio financeiro, as escolas terão de passar por uma seleção, que será feita em duas etapas. A primeira delas é a análise documental, em que é preciso constar toda a documentação exigida em edital. Caso contrário, a agremiação será eliminada. A segunda etapa é referente à participação da agremiação nos Programas de Carnaval dos anos de 2017 e 2019.

Uma comissão será formada especificamente para essa finalidade e, além dos critérios acima descritos, também será levado em consideração o diálogo que a escola de samba mantém com a comunidade onde está inserida, por meio de ações que devem não só der realizadas, como também comprovadas.

A previsão da Secretaria de Cultura e Turismo é que os recursos para as escolas de samba aprovadas sejam transferidos entre dezembro de 2019 e março de 2020.

Mais informações devem ser obtidas no edital de seleção ou então na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)