Livro Almanach de Mogy: Bastidores de um Processo Literário será lançado nesta quarta-feira

Secretaria de Cultura

25 de setembro de 2018

Nesta quarta-feira (26/09), a partir das 20 horas, os apreciadores de literatura e também os que prezam pela preservação da história da cidade podem participar do lançamento da obra “Almanach de Mogy: Bastidores de um Processo Literário”, que é assinada pelo escritor e bibliotecário Auro Malaquias dos Santos.

O livro faz parte da Coleção Boigyana e do Pró-Memória. Ambos são programas da Secretaria Municipal de Cultura, criados com o intuito de preservar a memória de Mogi das Cruzes por meio de diversas ações, sendo a reedição de obras póstumas ou de autores de expressão cultural local uma delas.

A obra presta homenagem aos cem anos de publicação do primeiro almanaque em Mogi das Cruzes e está dividida em duas partes. A  primeira aborda o contexto histórico, a biografia das pessoas envolvidas na elaboração e publicação da obra. Já a segunda é composta pela reprodução fac-símile do original.

Ilustrado e com um texto leve, o livro mostra uma panorâmica da Mogi das Cruzes de 1918, bem como seu progresso, sua população, sua cultura e seus valores. Serve também como isntrumento de fomento para que mais pessoas conheçam as imagens originais do almanaque, que faz parte da história da cidade e cujos exemplares são raros.

A publicação é fruto de um minucioso trabalho de pesquisa e foi editada pela Secretaria Municipal de Cultura. Além da versão impressa, que ficará disponível para consulta e locação na Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant´Anna, a obra também tem uma versão eletrônica, que pode ser baixada gratuitamente a partir do site da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.

O lançamento da obra “Almanach de Mogy: Bastidores de um Processo Literário” faz parte da agenda em comemoração ao aniversário de 458 anos de Mogi das Cruzes e acontecerá no Centro Cultural da cidade, que fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, na área central. A entrada e participação são totalmente gratuitas. (Lívia de Sá)