Na volta do Carnaval, 8 mil pessoas assistem ao desfile na Avenida Cívica

Secretaria de Cultura

04 de março de 2019

Um público estimado em 8 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, compareceu à avenida Cívica no domingo (04/03) para assistir ao desfile do Carnaval de Mogi das Cruzes. Após dois anos sem a festividade, a Prefeitura retomou o evento e proporcionou uma noite de alegria e descontração ao público, formado por famílias e muitas crianças. Nem a chuva intermitente que marcou a noite de domingo atrapalhou a festa.

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, prestigiaram o evento, ao lado de secretários municipais e vereadores. “Eu gosto muito de Carnaval e é um prazer retomar esse evento, vendo as escolas da cidade se apresentarem e acompanhando a alegria do público. Foi um Carnaval planejado para as famílias e é exatamente isso que estamos vendo aqui: muitos pais, mães, crianças e jovens, todos animados com a festa”, disse Melo.

A estrutura montada na avenida Cívica para o público espectador foi menor, sem camarotes e arquibancadas. Um forte esquema de segurança, formado pela Guarda Municipal e Polícia Militar, com o apoio da central móvel de monitoramento com câmeras, garantiu segurança total ao desfile. Não foi permitida a entrada no perímetro da festa com bebidas alcoólicas e só os empreendedores de rua cadastrados na Prefeitura venderam bebidas e alimentos. Também foi vetada a comercialização de bebidas em latas de alumínio e garrafas de vidro.

O desfile começou com o Bloco 60 Mais, voltado para pessoas da terceira idade e seus familiares. Animado, o grupo resgatou o clima dos antigos carnavais, ao som de marchinhas e sambas antigos. Em seguida, entrou na avenida a Acadêmicos da Fiel, que trouxe o enredo “Reconstrução: Recomeçar é Necessário, Reconstruir é Preciso”, abordando personagens históricas e personalidades que de alguma forma passaram por transformações.

A Unidos do Sales veio em seguida, abordando a importância das festas brasileiras, convidando o público a uma viagem por diversos estados do Brasil. A Unidos da Vila Industrial, vencedora do último Carnaval da cidade, em 2016, trouxe para a passarela o enredo “Yggdrasil - e a lenda do quinto dia”. O termo Yggdrasil vem da mitologia nórdica e se refere à árvore que sustenta o firmamento e os nove reinos. Já o “quinto dia” faz referência ao Livro do Gênesis, que aborda a criação do universo.

A penúltima agramiação a desfilar foi a Estação Primeira de Braz Cubas, cujo enredo - intitulado “Epahey Oyá, Deusa de Nigéria, Salve Yansã a Divindidade Negra...” - foi uma homenagem à orixá tida como divindade dentro da cultura africana. Para finalizar o desfile de domingo, a Acadêmicos do São João fez um resgate de sua própria história, com o enredo “Em verde de rosa lembrando os velhos Carnavais”. (Marco Aurélio Sobreiro)