Orquestra Sinfônica Jovem abre temporada 2018 com concerto na próxima terça-feira

Secretaria de Cultura

25 de maio de 2018

Prestes a dar início a mais um ano de muitas apresentações e música, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes realiza a abertura da temporada 2018 com uma programação cheia de novidades. Dentre elas, o convidado especial Ricardo Pacheco, que fará um solo acompanhando a orquestra, e um repertório formado pelos principais compositores da Rússia. O evento acontece na próxima terça-feira (29/05), às 20h, no Theatro Vasques, com entrada gratuita.

Abrindo a noite, o primeiro grupo a se apresentar será a Camerata de Cordas. A camerata é formada por alunos que participam das aulas gratuitas gerenciadas pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, ministradas pelo professor e regente Cleber Felipe. Em seguida, sobe ao palco a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Lélis Gerson.

No repertório, a plateia terá a oportunidade de ouvir obras clássicas dos principais compositores russos, as quais exigiram bastante empenho e dedicação por parte dos músicos. Dentre os grandes nomes, estão Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor de variados gêneros do período romântico, e Dmitri Shostakovich, um dos mais célebres compositores do século XX.

Como convidado especial, o trombonista Ricardo Pacheco fará um solo acompanhado da orquestra. O músico possui passagens por dezenas de orquestras do Estado de São Paulo, além de ocupar o posto de trombone solista da Orquestra do Theatro São Pedro e atuar como professor substituto de trombone da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Animado com o início das atividades musicais, o maestro Lélis Gerson também já adiantou algumas novidades em relação aos próximos concertos. “A temporada deste ano está, em termos artísticos, muito rica. Ao longo do ano, teremos repertórios de grandes compositores da música sinfônica e três solistas convidados, começando, no dia 29, com Ricardo Pacheco, uma referência no trombone. Nos próximos meses, teremos mais dois solistas, ambos internacionais”, disse.

Sobre a Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes

A Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes é uma entidade sem fins lucrativos e atuante desde 2003 em solo mogiano. Atualmente, a associação realiza o gerenciamento de alguns projetos musicais das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, atendendo cerca de 12 mil crianças e jovens que participam dos seguintes projetos: a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, os alunos do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” (formado por 16 Bandas Escolares Municipais e pela Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes), aulas gratuitas de cordas, trabalho com cameratas e o coral Canarinhos do Itapety.

Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes acumula 15 anos de atividade artística em seu histórico e centenas de concertos, desde clássicas interpretações dos mais renomados compositores internacionais até espetáculos inesquecíveis junto a grandes nomes da música popular brasileira, como Milton Nascimento, Elba Ramalho, Fabio Junior, Daniel, Victor e Léo, e entre outros.

Nos últimos anos, a orquestra tem marcado presença em importantes concertos na região do Alto Tietê, como a Virada Cultural de Mogi das Cruzes e o Festival de Inverno Serra do Itapety. Em 2017, pela primeira vez, a orquestra fez parte da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, apresentando-se com o tenor Sergio Wernec em um dos mais importantes festivais de música instrumental da América Latina, o que reflete diretamente no amadurecimento e solidez do projeto.