Prédio do novo Arquivo Histórico e restauro do casarão neoclássico são entregues

Secretaria de Cultura

24 de setembro de 2018

Mogi das Cruzes teve, na manhã desta segunda-feira (24/09), a entrega de dois espaços que simbolizam o trabalho de preservação do patrimônio desenvolvido pela Prefeitura. Além da finalização das obras de restauro do casarão neoclássico da rua Coronel Souza Franco, foi apresentado também o prédio que vai abrigar o Arquivo Histórico Municipal “Historiador Isaac Grinberg”.

O Arquivo Histórico Municipal vai funcionar em um anexo construído nos fundos da área onde está o casarão neoclássico. Ele está diretamente ligado à história da fundação da cidade e serve como repositório de documentos pertinentes à administração da cidade, de sua vida social e política.

Já o casarão neoclássico da Coronel, que passou por obras de restauro, vai abrigar o Museu Virtual da Educação (MUVE), um centro de educação patrimonial dotado de recursos tecnológicos de última geração, com o objetivo de propagar de forma interativa a história de Mogi das Cruzes.

“Hoje damos mais um importante passo na missão de preservar nosso patrimônio. Mogi das Cruzes é uma cidade quatrocentenária, com muita história para contar e  um riquíssimo acervo. Não podemos deixar que isso se perca e o trabalho que foi feito aqui demonstra essa preocupação que temos”, destacou o prefeito, Marcus Melo, que visitou os espaços.

Existente desde o século XX, o acervo do Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg é de grande revelância não só para a cidade, como para a história do país. Ele é composto por um grande número de fotografias, plantas e certidões. Entre os documentos raros, podem ser citados a ata de elevação da Vila Sant´Anna, que é como a “certidão de nascimento da cidade”, as primeiras partituras musicais do país, o desenho original do brasão das armas de Mogi das Cruzes e uma planta da cidade datada de 1901.

A Prefeitura licitou a compra de um mobiliário especial, que são arquivos deslizantes, feitos sob medida, com capacidade de armazenar mais de 2.700 documentos históricos e adequados para a conservação desse tipo de material. A previsão é que o mobiliário chegue em aproximadamente 45 dias, o que vai permitir a transferência do acervo para o novo endereço.

O Arquivo Histórico conta também conta com uma biblioteca e espaço destinado à pesquisa. O local obedece a todas as regras e cuidados referentes à manutenção de documentos antigos, que foram desmetalizados (remoção de metais, como clipes e grampos) e terão mesa para higienização. Além disso, o novo arquivo histórico contará com sistema de segurança contra incêndios.

Durante a visita, todos puderam também visitar e ter uma ideia do que será o MUVE. Por meio de paineis, foram apresentadas descrições com imagens do museu sala por sala.

São seis salas no total, que terão temas como meio ambiente, turismo, manifestações culturais, a história de Mogi contada por meio de relatos e depoimentos e também a sala de apresentação, que deve mostrar um panorama geológico, geográfico, histórico e cultural da cidade.

As salas do Muve terão recursos como projeções de luz, painéis interativos e monitores touch screen. O público-alvo será alunos, profissionais da educação e interessados em geral.

Para que ele fique pronto, a Prefeitura aguarda aprovação da compra dos equipamentos, por parte do Fundo de Interesses Difusos (FID) do Governo do Estado, que financia a obra. A previsão é que o equipamento seja entregue no segundo semestre de 2019.

O investimento na obra de restauro, mais a construção do anexo é de R$ 2,5 milhões, somando os recursos do FID e a contrapartida da Prefeitura.

Também participaram da visita e cerimônia de entrega dos dois prédios os secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori, de Educação, Juliana Guedes, de Obras, Walter Zago e representantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico (Comphap), como a presidente do órgão, Luci Bonini e o vice, Selmo Roberto dos Santos. (Lívia de Sá)