Prefeitura investe R$ 4 milhões na conservação de museus

Secretaria de Cultura

06 de setembro de 2018

Aproxima-se dos R$ 4 milhões o valor total investido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em trabalhos de conservação e modernização dos museus existentes na cidade. O montante refere-se a trabalhos já realizados, projetos que estão em fase de licitação e também obras que estão em vias de ter início. Ao todo, são sete espaços contemplados.

Um deles é o casarão neoclássico da rua Coronel Souza Franco, que passou por restauro e abrigará em breve o Museu Virtual da Educação (MUVE). Aos fundos da mesma área, será entregue no próximo dia 24, a nova sede do Arquivo Histórico Municipal “Historiador Isaac Grinberg”, em prédio anexo que foi edificado.

O investimento total no projeto é de R$ 2,5 milhões, considerando os dois equipamentos. Os recursos foram captados junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo de Interesses Difusos (FID).

A inauguração do Arquivo Histórico faz parte da agenda em comemoração do aniversário de 458 anos de Mogi das Cruzes. Já o MUVE será entregue em um segundo momento, após a conclusão do processo de compra e instalação dos equipamentos que vão compor o museu.

O MUVE será um museu interativo, dotado de recursos tecnológicos e destinado a contar a história de Mogi das Cruzes sob diversos aspectos e tendo os estudantes como público-alvo.

Já o Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes posui um dos mais antigos acervos do Estado de São Paulo e reúne documentos de grande relevância para a história não só do município, como do Brasil. O espaço terá área destinada à pesquisa, recebeu novos mobiliários e obedece a todos os cuidados referentes à manutenção de documentos antigos, que foram desmetalizados e terão também mesa para higienização. Vale também destacar que o novo arquivo histórico contará com sistema de segurança contra incêndios.

Outra empreitada, que deve ter início dentro das próximas semanas, é a reforma da estação ferroviária de Sabaúna, onde está abrigado o museu ferroviário de Sabaúna. Os recursos para as obras são provenientes do programa Município de Interesse Turístico (MIT), do qual Mogi das Cruzes passou a fazer parte em 2017, e foram captados também no ano passado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo.

A estação de Sabaúna passará por reforma interna, com serviços como pintura geral, retirada e recolocação de condutores de águas pluviais, reposição de telhas, colocação de piso e adequação dos sanitários e de todo o espaço para o atendimento e adequação às normas de acessibilidade. Também estão previstas benfeitorias para a parte externa da estação.

O convênio do MIT para este projeto foi assinado no final do ano passado e permitiu a transferência do valor de R$ 385.026,08. Somando a contrapartida da Prefeitura no projeto, que é de R$ 19.974,92, o investimento total chega a R$ 405 mil.

Além disso, a mesma estação teve projeto aprovado no Ministério do Turismo, no valor de R$ 258.570,00, para obras de acessibilidade no acesso à plataforma e revitalização do reservatório existente na locomotiva. O convênio entre a Prefeitura e o Ministério foi aprovado pela Câmara Municipal em dezembro de 2017.

Já neste ano, os R$ 600 mil captados por meio do MIT serão aplicados em trabalhos de reforma, adequação e modernização dos principais museus do município. São eles: Museu Visconde de Mauá, Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, Centro de Exposições Cidades-Irmãs, Museu Taro Konno, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes e o Centro de Informações Turísticas.

Os maiores investimentos serão destinados ao museu Visconde de Mauá, que fica no Casarão do Carmo e no museu Taro Konno, situado no Parque Centenário da Imigração Japonesa. No primeiro espaço, o investimento total será de R$ 180 mil e, no segundo, R$ 212 mil.

Cada um dos museus será contemplado dentro de suas necessidades específicas e as obras estão em fase de licitação. A previsão é que elas tenham início em 2019.

“A conservação dos museus é um uma preocupação constante da Prefeitura e isso envolve uma busca permanente por recursos que possibilitem essas melhorias. Já temos diversos projetos aprovados, o que vai nos permitir manter nossos museus em condições adequadas, tendo em vista também a preservação do riquíssimo patrimônio cultural da nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori. (Lívia de Sá)