Marcus Melo participa da banca avaliadora de projetos inovadores para gestão pública

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

28 de março de 2019
O evento também contou com a palestra de Beth Blauer, diretora executiva e fundadora do Centro de Excelência Governamental da Universidade Johns Hopkins (GovEx). (Foto: Junior Lago/PMMC)

O prefeito Marcus Melo fez parte na manhã desta quinta-feira (28/03) da banca avaliadora do Demo Day do Programa de Aceleção do BrazilLAB, primeiro hub de inovação que conecta empreendedores com o Poder Público. No evento, realizado no Unibes Cultural, em São Paulo, foram selecionadas as três soluções vencedoras e foi lançado o selo GovTech, para soluções desenvolvidas no programa. Mogi das Cruzes integra desde o início do ano o grupo de Municípios Inovadores, uma parceria entre o BrazilLAB e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A participação mogiana na seleção das startups vencedoras começou em fevereiro com a mentoria online oferecida pelo Polo Digital, que também participou da banca que definiu os seis projetos finalistas. “A parceria entre o poder público e os empreendedores é fundamental para que o gestor público encontre novas soluções para os municípios. Conhecemos neste evento soluções interessantes, novas tecnologias que apontam caminhos inovadores para a gestão pública”, disse o prefeito.

Mogi das Cruzes tem se destacado na área de empreendedorismo de inovação. O ecossistema de inovação mogiano conta com o Sistema Municipal de Inovação, instituído pela Lei Municipal nº 7.327 de 26 de dezembro de 2017. O sistema é formado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT, o Polo Digital de Mogi das Cruzes e a Escola de Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria de Educação.

Pelo programa Municípios Inovadores, o município pode ainda manter um contato direto com as startups vencedoras para avaliar a implementação das soluções no município, além de se conectar com outras prefeituras inovadoras e alcançar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido na cidade. O BrazilLAB é responsável por mais de 100 eventos, com mais de 3,6 mil empreendedores impactados e com 55 startups acelaradas.

“O BrazilLab é uma ponte para ajudar as startups a explorar novos negócios com o setor público e  também aproximá-las de gestores públicos que busquem soluções inovadoras. O Demo Day é o resultado de todos o trabalho que realizamos ao longo do programa”, disse Letícia Piccolotto, fundadora do hub. O evento também contou com a palestra de Beth Blauer, diretora executiva e fundadora do Centro de Excelência Governamental da Universidade Johns Hopkins (GovEx).

A startup Gesuas, uma plataforma para gestão integrada do prontuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi a vencedora do programa. O segundo lugar ficou com a Fábrica de Negócio e sua solução FN Payroll Audit para auditoria de folha de pagamento de órgãos públicos. A UpSaúde ficou com a terceira colocação com aplicativos para processar e disseminar informações sobre pacientes, otimizando o atendimento à saúde. (Kelli Correa Brito)