2º Concurso Gastronômico do Crescer terá sua primeira fase nesta quarta-feira

10 de outubro de 2017

Nesta quarta-feira (11/10) acontecerá a etapa eliminatória do 2º Concurso Gastronômico do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. O evento no Crescer da Vila Natal será dividido em duas etapas. Ás 9 horas será a apresentação das 28 receitas inscritas na modalidade Mestre-cuca (Receitas Salgadas) e às 14 horas, serão avaliadas as 23 receitas da modalidade Mestre Confeiteiro (Receitas doces).

A atividade faz parte da programação do Outubro da Educação, mês dedicado à apresentação de iniciativas inovadoras e projetos da área. Ao todo foram 74 inscritos, sendo que algumas receitas serão apresentadas em duplas. Nesta primeira etapa, os candidatos apresentarão o prato de sua vida, uma receita livre, mas com um toque diferenciado. O tema vale para as duas modalidades.

“A expectativa é grande e certamente eles nos surpreenderão com seu talento, assim como foi no primeiro concurso. É uma experiência diferente para eles no mundo da gastronomia e também um incentivo para que todos continuem aprendendo”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Os jurados da categoria Mestre-cuca para esta etapa são Roque Thomazini, diretor e professor do CENAG – Centro de Aprendizado Gastronômico; Felipe Martins, chef executivo do Restaurante O Berro; Eliana Mangini, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação; Karin Melo, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e Antonio Cipullo, chfe de cozinha e consultor em Gastronomia.

Na categoria Mestre Confeiteiro, os pratos serão avaliados por Roque Thomazini, Karin Melo, Eliana Mangini, a vencedora do concurso de Melhor Rocambole do Brasil, Glauce Alves, a empresária e confeiteira chefe do Ateliê Carol Cakes, Carolina Moraes e Thais Santana, proprietária do Bistrô La Verrie.

A etapa semi-final será na próxima quinta-feira (19/10). Na modalidade Mestre-cuca o ingrediente obrigatório será mandioca. Para a modalidade Mestre Confeteiro, o ingrediente será o chocolate branco. A final será no dia 26 de outubro com a apresentação de um prato vegetariano nas Receitas Salgadas e um bolo de Andares para as Receitas Doces.

Os finalistas receberão uma vaga para curso do Crescer do próximo módulo no início do ano. Os classificados para a semifinal participarão de um minicurso com a chef de cozinha Mariana Del Poente. (Kelli Correa Brito)