Alunos que receberam prêmio da Nasa visitam o INPE em São José dos Campos

13 de junho de 2017

Alunos da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, localizada na Moralogia, visitaram nesta segunda-feira (12/06) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. O convite para conhecer o instituto foi feito em maio por técnicos que estiveram na unidade escolar, premiada no concurso NASA Ames Space Settlement Contest, realizado pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial americana. Os estudantes tiveram acesso ao Laboratório de Integração de Testes (LIT), honraria concedida somente a chefes de Estado.

O diretor do INPE, Ricardo Magnus Osório Galvão, recebeu os alunos. “Fomos muito bem recebidos, ele perguntou a cada um dos alunos qual era o seu papel no projeto e os detalhes de como a estação especial foi construída. A visita foi maravilhosa e ficamos muito orgulhosos do trabalho que os alunos apresentaram”, contou o supervisor de ensino, Kennedy José de Paula. Fabrício de Novaes Kucinskis, engenheiro do INPE, foi o anfitrião da turma durante a visita.

No Laboratório de Integração e Testes (LIT), área de montagem e testes de satélites, os alunos tiveram uma surpresa. Eles tiveram acesso a um setor restrito, onde somente chefes de Estado podem chegar. “Nossos alunos foram tratados como chefes de Estado. Tivemos acesso a uma área que visitantes comuns não têm. Em todos os espaços, os técnicos já conheciam as crianças de Mogi”, disse Eulália Anjos Siqueira, coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

A visita teve sequência pelo setor de Engenharia, onde são projetados os satélites, protótipos e modelos de qualificação. Os alunos conheceram também o Embrace – Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial, a sala de exposição permanente da Divisão de Eletrônica Aeroespacial (DEA) e o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), local em que é feito o controle e monitoramento dos satélites para que estes cumpram sua missão.

Os alunos ficaram impressionados com a estrutura do instituto. “Foi muito legal, nunca imaginei que existia isso no Brasil e muito menos em São Paulo, tão pertinho de casa. Antes eu pensava em fazer medicina e agora quero trabalhar no INPE”, disse Luisa Stolemberg Rodrigues, aluna do 5º ano do ensino fundamental. O colega de turma da menina, Kauan Araújo Barbosa, destacou o que aprendeu com os técnicos.  “Eu não sabia que conseguem ver a previsão do tempo. Gostei também do estudante que explicou sobre as ondas gravitacionais, pois não sabia o que era ondas gravitacionais”, contou.

A visita foi acompanhada pela supervisora de ensino, Alice Dias Nogueira Ueno, o orientador de informática, João Kleber Indena Martins, o professor Otaviano Stilita Cardoso e o coordenador do Programa de Tecnologia Educacional, Angelo Nunes Camargo. (Kelli Correa Brito)