Apresentações da Orquestra e Banda Sinfônica em Campos do Jordão emocionam público

23 de julho de 2018

Os jovens músicos mogianos foram os destaques da programação deste domingo (22/07) do  49º Festival de Inverno de Campos do Jordão. As apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, encantaram o público. Pela primeira vez dois grupos se apresentaram no maior festival de música da América Latina.

“Foi um dia de grande emoção e orgulho dos jovens de nossa cidade. Mogi demonstrou mais uma vez sua grande vocação para a música e como ela tem transformado o futuro dos nossos jovens. Assistimos a apresentações inesquecíveis. Parabéns aos nossos jovens músicos e professores, que fazem de Mogi das Cruzes, uma referência no ensino de música”, disse o prefeito Marcus Melo, que acompanhou os concertos ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

A primeira apresentação ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, no Auditório Claudio Santoro. A participação do trombonista convidado Ricardo Pacheco contagiou o público com o solo da obra "Concerto para Trombone", de Rimsky-Korsakov. Em seguida, os músicos mogianos, que se apresentaram pela segunda vez no festival, emocionaram a plateia com a "Sinfonia nº 4", de Tchaikovsky. Foram 44 minutos de um clássico erudito tocado com talento e qualidade.

A Banda Sinfônica Jovem subiu ao palco pontualmente às 14h, com a Praça do Capivari lotada. Em sua primeira apresentação no festival, os alunos deram um show a parte e o saxofonista Hudson Nogueira relembrou o melhor da música popular brasileira durante o solo de sua obra "Os Saxofonistas Brasileiro”. A inédita "Suíte Popular nº 1", outra criação de Nogueira, tocada pela primeira vez pelos alunos e composta especialmente para eles, também fez sucesso.

A Banda integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria de Educação, que proporciona o ensino de música para 11 mil alunos da cidade. O aluno Tales Nunes de Siqueira, de 16 anos, que está há 7 anos no projeto e toca saxfone tenor, se emocionou com a apresentação. “Abriu os horizontes para nós. Tocamos em uma cidade tão bonita e com uma plateia diferente e animada. Foi fantástico”, comemorou o jovem músico, que passou na Escola Estadual de Música Maestro Tom Jobim e sonha em ser músico profissional.

Os grupos, que são administrados pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, foram regidos pelo maestro Lelis Gerson, que se emocionou com as apresentações. “As apresentações foram a coroação do nosso projeto. Nos apresentarmos no maior festival de música da América Latina com os nossos jovens foi uma emoção muito grande. Tive a certeza de que estamos no caminho certo. Estou muito satisfeito com o resultado e o nível do concerto que realizamos ontem em  Campos do Jordão, Mogi  já é a cidade da música”, disse o maestro. (Kelli Correa Brito)