Cemforpe recebe mais de 1,5 mil pessoas para o encerramento do primeiro bloco do Crescer

04 de maio de 2018

Seja na oferta de novas oportunidades ou uma chance para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, o Crescer - Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, transforma a vida dos mogianos. Nesta sexta-feira (08/05), nos períodos da manhã e tarde, mais de 1,5 mil pessoas estiveram no auditório do Cemforpe nesta para participar da palestra de encerramento do primeiro módulo de cursos de 2018. O prefeito Marcus Melo destacou a importância do programa, que já ofereceu mais de 6,4 mil vagas neste ano.

Para Denise de Fátima Pereira Leite Feitosa, 34 anos, moradora de Braz Cubas, o Crescer trouxe a oportunidade de realizar um sonho. “Sempre gostei de fotografia e achei ótimo o curso. É o primeiro que fiz e recomendo para todos”, disse aluna, que já se programa para aprender Photoshop em um próximo curso. Com apenas 19 anos, Cathia Myllena de Souza Lino, fez o primeiro curso de auxiliar administrativo. “Foi muito bom e agora me interesso em continuar estudando. Quero fazer algo mais avançado”.

O prefeito, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, parabenizou os alunos e destacou os novos investimentos na cidade. “Estamos aqui hoje para reconhecer o esforço de vocês que estão querendo avançar e adquirir conhecimentos. Mogi continua avançando, capacitando os mogianos e atraindo novos investimentos. Recentemente duas indústrias importantes da cidade, a NGK e a Höganäs anunciaram obras de implantação, que irão gerar empregos diretos”, disse Melo.

Este primeiro módulo de curso foi realizado entre os meses de fevereiro e abril e foram oferecidas 5.795 vagas nas seis unidades do programa, localizadas em Cezar de Souza, Jundiapeba, Braz Cubas, Vila Natal, Centro e Vila Brasileira e em diferentes instituições, associações e escolas da cidade, por meio de uma parceria com o Fundo Social. Em março, o Crescer ofereceu 700 vagas em seis minicursos.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a mudança de vida proporcionada pelo Crescer. “No Crescer, os alunos se veem capazes de fazer coisas que nem imaginam. Os cursos dão autonomia e oferecem novas perspectivas de ida, além de proporcionarem grandes amizades”. As inscrições do segundo bloco de cursos deste ano serão abertas na próxima semana. Durante o evento foram sorteadas 20 vagas.

Os alunos assistiram a palestra “Empreendedorismo” com a gestora de atendimento do Sebrae-SP, Daniela Lira. Estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Abe, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes e Gestão e Gabinete, Marcos Regueiro e o gerente regional do Alto Tietê do Sebrae-SP, Sergio Gromik. (Kelli Correa Brito)