Chefe de Educação de província chilena conhece trabalho educacional mogiano

15 de fevereiro de 2018

O prefeito Marcus Melo recebeu na manhã desta quinta-feira (15/02) o chefe de departamento provincial de Educação do Ministério da Educação de Santiago, no Chile, que, em visita a cidade, conheceu o funcionamento do sistema municipal de Educação mogiano. Rivera esteve ainda na sede da Secretaria de Educação e visitou uma escola municipal e o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).

Melo destacou a prioridade dada a educação na cidade e apresentou o novo modelo arquitetônico das creches municipais, com foco na sustentabilidade. “A cidade é responsável por 46 mil alunos e a educação sempre foi uma prioridade, temos a preocupação em oferecer um ensino de qualidade em espaços adequados. Elaboramos um projeto sustentável para as novas creches que serão construídas na cidade. São unidades para 195 crianças com recursos sustentáveis, como o reuso de água, coleta seletiva, placas fotovoltaicas”, disse.

Quatro novas creches estão em licitação na cidade, sendo duas em Jundiapeba, uma no Mogi Moderno e uma no Jardim Universo. Rivera ficou impressionado com o trabalho realizado na cidade e se colocou a disposição para uma visita em seu País. “Muito obrigado por me receber. Estou à disposição no Chile para receber a equipe de Mogi das Cruzes. É um trabalho muito interessante e devo levar algumas referências. A busca pela qualidade na educação é uma preocupação de todos”, disse Rivera.

As ações da Secretaria de Educação foram apresentadas pela titular da Pasta, Juliana Guedes. “Conversamos sobre a organização escolar, planejamento, avaliação e programas, como o Sistema de Gestão Educacional – o SGE, que conta com a carteirinha de Identificação Estudantil”, disse. O visitante esteve na Escola Municipal Carlos Alberto Lopes , no Mogilar, onde foi recebido pela equipe gestora da unidade escolar e no Cemforpe, onde  está localizado o Departamento Pedagógico da Pasta.

O visitante esteve acompanhado pelas mogianas Cristina dos Santos e Nil Soares, que comentaram com o chefe de departamento sobre ao trabalho de referência em educação realizado na cidade. “Como ele atua na área da educação, falamos sobre o trabalho realizado na cidade e ele ficou interessado em conhecer. Agradecemos a receptividade e foi uma ótima oportunidade de ver como um investimento público gera resultados tão positivos”, disse Nil Soares.  Estiveram presentes no encontro os secretários de Gestão e Gabinete, Marcos Regueiro, o de Finanças, Aurílio Caiado, o de Governo, Marco Soares. (Kelli Correa Brito)