Educação apresenta atividades do primeiro quadrimestre em audiência na Câmara

28 de junho de 2019

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na manhã desta sexta-feira (28/06), as ações desenvolvidas pela pasta durante o primeiro quadrimestre de 2019. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A Rede Municipal de Ensino da cidade atende atualmente 47.279 alunos matriculados, em 203 unidades municipais de ensino. Deste total, 23.527 alunos estudam em período integral.

“Chegamos a quase 50% dos alunos das escolas municipais atendidos em período integral e a determinação do prefeito para a Secretaria é para que passemos deste índice, ampliando o atendimento”, afirmou a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, que apresentou os dados aos vereadores.

A secretária lembrou ainda que o Cadastro Municipal Unificado atendeu 3.757 novas vagas, o que correspondeu a cerca de 80% dos pedidos apresentados. “Estes números ainda serão melhorados. Uma creche foi entregue e temos outras quatro creches a serem entregues até o final do ano, em um total de 15 unidades até o ano que vem”, completou.

Entre os meses de janeiro e abril, o município arrecadou R$ 350.809.921,43, como receita de impostos. Deste total, R$ 158.965.956,10 foram investidos em Educação, o que corresponde a 45,31%, quase o dobro do preconizado por lei, que é de 25%.

Durante a audiência, também foram apresentados projetos de destaque que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Entre eles, está o projeto Anjos da Guarda, uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e da Guarda Municipal. O trabalho está sendo desenvolvido em seis escolas municipais do distrito de Jundiapeba, atendendo 899 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os guardas municipais realizam ações ligadas à cidadania, prevenção às drogas, bullying, entre outras.

As ações de inovação desenvolvidas pelas equipes de tecnologia da Secretaria de Educação também foram destaque, com o Simulado, uma plataforma interativa em que o aluno responde perguntas sobre temas da grade curricular e, com os acertos, atinge objetivos durante o jogo. Outra iniciativa é o projeto de Realidade Virtual, que já tem 63 escolas agendadas, 174 turmas de 5º ano do Ensino Fundamental previstas, o que corresponderá a 4.906 alunos atendidos.

“É importante a gente conhecer as boas práticas. Em Mogi das Cruzes, não temos aquela escola quadrada. Temos uma secretaria pronta, desenvolvendo as práticas e inovações”, disse o vereador Mauro Araújo, que participou da audiência ao lado dos vereadores Protássio Nogueira, Caio Cunha e Rodrigo Romão, que fazem parte da Comissão de Educação e Cultura.