Educadores participam de oficina sobre a música no universo indígena

14 de novembro de 2017

Gestores de escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram na manhã desta terça-feira (14/11) da oficina "Cantos da Floresta – A música no universo indígena brasileiro", uma parceria entre o Instituto Natura, por meio do ProAC e a Secretaria Municipal de Educação. A musicista e pesquisadora Magda Pucci e a educadora musical e pianista Berenice de Almeida realizaram, no Bloco Didático do Cemforpe, uma vivência das tradições de grupos indígenas de diferentes partes do País.

As palestrantes propuseram diversos tipos de atividades que abordaram a escuta ativa das sonoridades desses povos; o contexto histórico e social; ritos, mitos e brincadeiras e uma prática musical vocal e instrumental. A oficina pretende alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas desenvolvidas com repertório indígena, contribuindo assim para uma melhor atuação em sala de aula referente a este tema.

“Foi um evento muito interessante com foco na difusão do universo indígena. Todos puderam refletir sobre a cultura destes povos, o que contribui para diminuir o preconceito e intolerância contra os povos indígenas na sociedade brasileira”, disse a professora Serly Garcia, responsável por programas educacionais do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

A oficina faz parte de um projeto transmídia, que engloba a formação de educadores. Todos receberam um livro acompanhado de um CD e terão acesso a uma plataforma com atividades didáticas focadas exclusivamente em conteúdos indígenas, desde aspectos essenciais da cultura em geral até as artes sonoras. Os educadores participaram de vivências de diferentes grupos índigenas, como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Mbya Guarani e Guarani Kaiowá. (Kelli Correa Brito)