Emoção marca a entrega do Prêmio Mogi: Educador por Excelência no Cemforpe

11 de dezembro de 2017

O amor à profissão e a dedicação em prol da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos foram os destaques dos trabalhos vencedores da primeira edição do prêmio "Mogi: Educador por Excelência 2017”, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. A solenidade realizada na noite da última sexta-feira (08/12) no Auditório do Cemforpe reuniu educadores e familiares que vibraram com o anúncio dos resultados e a apresentação da Big Band do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola com os cantores João Vitor Mafra e Vinicius.

A premiação visa a reconhecer e valorizar as experiências pedagógicas e práticas inovadoras nas escolas e creches do sistema municipal de ensino. O prêmio foi dividido em três categorias: professores da Educação Infantil e Educação Especial; Professores do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Diretores das escolas municipais e Coordenadores pedagógicos. Ao todo foram inscritos 62 projetos e 38 foram selecionados como semifinalistas.

Há quatro anos como gestora da Escola Municipal Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação, Débora Soares Alves Teixeira foi a vencedora da categoria de gestores.  “Acredito que o principal é pensar na criança, no que a gente faria se fosse nosso filho. É um prêmio também para a comunidade e toda a equipe. É um trabalho de formiguinha que está dando resultados agora”, disse a diretora.

“O amor pela profissão é o que nos motiva a desenvolver esse trabalho com os alunos. Quero agradecer nossa equipe gestora e aos professores da escola, aos pais que nos apoiaram e a toda a família Astréa”, disse a vencedora da categoria de ensino fundamental, Silvana Alves de Novais, professora da Escola Municipal Verª Astréa Barral Nébias, em Nova Jundiapeba, escola que também foi premiada no segundo lugar da mesma categoria.

A professora Renata Santos de Oliveira, da EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia, primeiro lugar na educação infantil também destacou o amor pelo magistério. “É o reconhecimento do trabalho de amor e carinho que fazemos diariamente nas escolas. Tenho um lema em minha sala de aula que é o prazer por aprender, é isso o que aplico todos os dias com os alunos”.

Avaliaram os trabalhos Eulália Anjos Siqueira, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Rony Gladys Albuquerque Lins Melo, diretora do Colégio IENEC, Denise de Almeida, diretora de Curso de Pedagogia na Universidade Braz Cubas e Neusa Bolanho, coordenadora do curso de Pedagogia nas Faculdades Educatie. “Analisamos primeiros os que se encaixavam nos critérios do regulamento e depois fizemos uma leitura individual e minuciosa de cada trabalho. Parabéns pelos trabalhos apresentados”, disse a professora Neusa Bolanho.

A premiação para os professores em cada categoria foi de R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 8 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro. Os cinco trabalhos finalistas das duas categorias receberam menção honrosa. Na categoria de diretores, o primeiro lugar recebeu R$ 12 mil reais e menção honrosa. A menção também foi concedida aos gestores classificados em segundo e terceiro lugar. Confira a relação dos premiados no arquivo em anexo.

“Essa premiação visa valorizar o excelente trabalho que vem sendo feito em nossas escolas e creches. O sistema municipal de ensino conta com uma grande rede de pessoas talentosas e dedicadas. O prêmio será feito todos os anos e fica o convite e o incentivo para que todos nossos professores e gestores participem no próximo ano”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. O vereador Diego de Amorim Martins parabenizou os educadores. “A profissão do professor é a mais nobre, por ela se constrói uma sociedade mais justa e mais digna. Parabéns a todos os educadores”.  (Kelli Correa Brito)