Escola municipal conquista primeiro lugar na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

14 de agosto de 2017

A equipe Fujitarinhos, da Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera, foi a vencedora do Nível 1 (Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano) da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste sábado (12/08) no Centro de Formação do Educador (EFE) em São José dos Campos. A unidade escolar também levou o terceiro lugar da competição com a Fujitarinhos 2. As duas equipes disputarão a etapa estadual da competição. A Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, que também levou duas equipes, conquistou o sétimo e o 12º lugar.

Dentre os resultados das etapas regionais divulgados até esta segunda-feira (14/08), a equipe dos Fujitarinhos, formada pelos estudantes Victor Domingues Paccini, Bianca Tutihashi, Bruno Teixeira da Silva e Leonardo Oliveira Nunes, está com a segunda colocação nacional. Os alunos fizeram 570 pontos. “Parabéns aos nossos alunos e profissionais pelos excelentes resultados. É um grande orgulho ver o projeto de Robótica Educacional desenvolvido em nossa rede sendo destaque em todo o Estado e também em nível nacional”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

Na etapa regional, o segundo lugar ficou com a equipe Tecnonsense do colégio particular Poliedro de São José dos Campos, que fez 410 pontos. Os alunoa Emerson Felix Martins, Jean dos Santos Voidilo, Vitoria Durães Rodrigues e Stefani Tabei Dias, da Fujitarinhos 2, levaram o 3º lugar com 400 pontos. As equipes da EM Fujitaro Nagao são acompanhadas pela orientadora de informática, Flavia Moreira, pioneira no projeto de Robótica Educacional na rede municipal. “Essas crianças estudaram nas férias e com muita determinação até o penúltimo dia para a Olimpíada. Foi um momento de muita emoção, valeu todo esforço”, disse Flavia.

As duas equipes da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, também se superaram nesta etapa da competição. Em sua primeira participação em 2016, as equipes ficaram com a 41ª e 27ª colocações. Nesta etapa, a Robopink, formada pelas estudantes Ana Clara de Souza e Silva, Bianca Martins Costa, Caroline da Costa Fonseca e Grazielli Flores Diniz, ficou em 7º e a Futuros Engenheiros da Serra com Ana Beatriz Martins Costa, Ingrid Laíse Magalhães de Oliveira e Kauan Araújo Barbosa em 12º. As equipes são acompanhadas pelo orientador de informática, João Kleber Indena Martins.

As equipes também participarão em outubro da 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica Educacional e da 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, que serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Rua Braz Cubas, 470, Centro. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro para unidades escolares da região do Alto Tietê pelo site www.robotica.se-pmmc.com.br. (Kelli Correa Brito)