Estão abertas as inscrições para 2ª Conferência Municipal de Educação

Secretaria de Educação

08 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
Às quartas-feiras, os alunos terão um serviço de monitoria para o esclarecimento de dúvidas e treinamento de conversação. São oferecidas 75 vagas, divididas em cinco horários. (Foto: Ney Sarm . . .

Estão abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Educação (CONAE), que será realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Auditório e Bloco Didático do Cemforpe e na Escola de Governo e Gestão, no bairro Nova Mogilar. A conferência é um espaço de debate e mobilização de diversos setores em prol da educação de qualidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto http://www.se-pmmc.com.br/conae2018/ .

Podem participar do evento representantes da comunidade, das organizações, associações, dos órgãos públicos e os profissionais envolvidos na busca por qualidade da Educação. A conferência tem como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional da Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o mesmo da etapa nacional, que têm as diretrizes elaboradas pelo Ministério da Educação. 

A programação começará no dia 29 de agosto, às 8 horas, com o credenciamento dos participantes no Auditório do Cemforpe. Haverá apresentações culturais e aprovação do Regimento Interno da Conferência. A abertura oficial será às 10 horas e às 14 horas, está programada uma mesa de debates com prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Um dos destaques da conferência é a palestra com a professora Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação, no dia 30 de agosto, às 14h30, no Cemforpe.

O tema principal é dividido em oito eixos temáticos. Os interessados poderão se inscrever para participar em mais de um eixo, mas desde que estes não aconteçam no mesmo período. A aprovação das ementas do Documento Referência dos eixos será das 18h30 às 21h30 no dia 29 de agosto e das 8 às 12 horas no dia 30 de agosto. As moções que resultarão destes dois encontros serão apresentadas no dia 30 de agosto, às 17 horas. A programação do dia 31 de agosto terá a plenária final com a aprovação das ementas e a inscrição e eleição dos delegados por segmento e setor para representar a cidade nas próximas etapas da CONAE 2018.  

Os objetivos do evento são acompanhar e analisar as deliberações da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 e também avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e os planos estaduais e municipais, verificando os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. Mais informações no site da 2ª Conferência Municipal de Educação (CONAE).  (Kelli Correa Brito)

Eixos temáticos

  1. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
  2. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
  3. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
  4. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
  5. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
  6. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
  7. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.