Falta de energia pode provocar intermitência no abastecimento nesta sexta-feira (19/01)

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

19 de janeiro de 2018

Devido a uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, durante a madrugada desta sexta-feira (19/01), na estação Pedra de Afiar, os serviços de captação, bombeamento e produção de água do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foram paralisados por mais de seis horas – a concessionária de energia foi acionada às 2h15, mas a equipe de manutenção só chegou ao local às 7h30. O abastecimento ficará intermitente em toda a área atendida pela autarquia, podendo faltar água em 122 bairros, num total de 73 mil ligações.

O sistema foi religado por volta das 8h, mas a situação deve se normalizar somente à noite, principalmente nas regiões mais altas e atendidas por sistema de bombeamento.

Embora a captação tenha sido reativada ainda de manhã, a normalização do abastecimento leva algumas horas porque a água captada em estado bruto segue para tratamento nas estações Centro e Leste, e depois para os reservatórios – até que atinjam o nível necessário para distribuição.

Por isso, o Semae recomenda aos moradores que utilizem água de forma racional, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa d’água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água.

A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações pelo telefone 115.