Juízes voluntários participarão de formação para a Olimpíada de Robótica nesta sexta

28 de setembro de 2017

Nesta sexta-feira (29/09), os voluntários que atuarão como juízes da modalidade seguidor de linha na 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica (OMR), promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes nos dias 24 e 25 de outubro, participarão de uma formação com o professor Anderson Bruno Santos, que atua como juiz desde 2014 na First Lego League. A atividade será das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas no Bloco Didático do Cemforpe.

A 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica é dividida em duas categorias: Seguidor de Linha (simulação de resgate) e Sumô de Robôs. A competição segue a programação da etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Participarão alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares do Alto Tietê. As inscrições terminaram no último dia 15. O regulamento completo está no site www.robotica.se-pmmc.com.br.

“Acreditamos que a contribuição do professor será de suma importância para que o evento seja bem sucedido, garantindo também a transparência e a lisura de todo o processo. A formação é importante para que possamos fazer um  julgamento justo e com equidade para todos”, disse Angelo Nunes Camargo, coordenador do Programa de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

O evento também contará com a 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, em que as escolas inscritas apresentarão as atividades realizadas por alunos, que resultem no desenvolvimento de um protótipo robótico para solucionar problemas cotidianos ou melhorar e automatizar algum processo.

O professor Anderson Bruno Santos é proprietário do Instituto Cyberzukas de Educação Tecnológica. Desde 2014 é juiz em etapas da First Lego League (FLL). Em 2016 foi juiz nas etapas estadual e nacional. Na Olimpíada Brasileira de Robótica é narrador oficinal desde 2015. Em 2015 conquistou o primeiro lugar na primeira fase do RAS CUP, realizado na Universidade Federal do ABC, Santo André e participou do 3º Summer Challenge, em Minas Gerais. Participa do torneio da FLL desde 2012 com premiações de destaque. Pelo torneio chegou às etapas mundiais em 2014 e 2015. Em 2016 recebeu o prêmio de melhor técnico do Estado de São Paulo na FLL. (Kelli Correa Brito)