Mais de 2 mil pessoas participam da Cantata de Natal Pequenos da Educação no Ginásio

17 de dezembro de 2018

Mais de duas mil pessoas acompanharam na última sexta-feira (14/12) a Cantata de Natal Pequenos da Educação, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos, no Mogilar. O público se emocionou com um espetáculo de música e dança, que envolveu 1.084 alunos dos projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido em 16 escolas municipais e a Arte do Balé, da Escola Municipal Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo.

Uma das pequenas artistas foi a flautista Maria Eduarda da Guia Rafael, que aos 13 anos já toca o instrumento em três bandas, incluindo a Banda Escolar da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, onde começou seus estudos. “Há quatro anos ela começou a aprender flauta transversal na escola pelo projeto Pequenos Músicos. Hoje toca em três bandas, sendo uma fora da cidade. Ela começou a se interessar por música no projeto e hoje, também toca sax e clarinete por hobbie. Ela descobriu uma vocação para a vida”, disse a mãe da menina Fabíola Natália da Guia.

A flautista foi acompanhada por mais alunos das bandas escolas de 16 escolas municipais, corais e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Lelis Gerson, que integram o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola. “Mogi é considerada a Mogi da Música e esta apresentação faz com que toda cidade possa conhecer nosso projeto, que atende 11 mil alunos da nossa cidade. É um orgulho participar de uma apresentação como esta com as famílias presentes e nossos jovens fazendo um grande espetáculo”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

A noite começou com um animado Jingle Bells, tocado pelas e a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. A canção “O Natal”, interpretada pela cantora mirim Gaby Novais, que também é aluna da rede municipal na EM Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, acompanhada pelos jovens bailarinos da Arte do Balé arrancou aplausos do público. Com apenas um ano de balé, a pequena Emilly Camilla Silva Teixeira, 10 anos, emocionou a família. “Estou muito feliz, foi maravilhoso. Faz um ano que ela está no projeto e ela gosta muito”, disse Ana Maria da Silva, mãe da aluna da escola municipal da Vila Cléo.

Um show de luzes e dança emocionava o público a cada música do espetáculo, que também contou com a participação dos cantores Leandro Salim e Hulda Soares. O coral formado por mais de 200 alunos também encantou a todos. O aluno da Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque OlimpíDavid William de Oliveira Benedito, 10 anos, disse que estava vivendo um sonho. “Faço parte do coral da igreja desde pequeno. O coral da escola é muito bom para estar com os colegas e interagir. Fiquei muito feliz em participar da cantata, fazer parte do coral da escola é um sonho e quero seguir carreira na música”, disse.

Para a secretária de Educação, Juliana Guedes, a noite teve um significado especial. “Foi uma noite especial que as crianças prepararam com muito carinho, um espetáculo feitoa para a família. Vamos aproveitar o significado do Natal para resgatar valores nas nossas casas, nas nossas famílias”, disse. A cantata contou ainda com clássicos natalinos, como as canções Dorme em Paz, Noite Feliz e Halleluia tocados e cantados pelas crianças e jovens. Participaram do evento os secretários de Cultura, Mateus Sartori e do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. (Kelli Correa Brito)