Onze receitas disputarão a semifinal do 3º Concurso Gastronômico do Crescer

05 de outubro de 2018

Sete receitas salgadas e quatro doces disputarão no dia 19 de outubro a etapa semifinal do 3º Concurso Gastronômico do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. As receitas foram avaliadas nesta sexta-feira (05/10) na primeira etapa da competição no Crescer da Vila Natal. Alunos e ex-alunos se empenharam na produção dos pratos e impressionaram os jurados com seu talento.

“O concurso faz parte da programação do Outubro da Educação, um mês em que apresentamos os trabalhos realizados pela Secretaria de Educação. Que este concurso seja só o começo de bons frutos a serem colhidos por vocês”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. A titular da Pasta também destacou o início das atividades da Escola de Empreendedorismo e Inovação, entregue no último dia 29 de setembro.

Ana Claudia Pires foi o destaque desta primeira etapa da competição, conquistando o primeiro lugar no Mestre-confeiteiro com Pêras ao Vinho com Sorvete de Baunilha e Tuile de Amêndoas e acompanhada por Maria Aparecida Pereira de Almeida levou também o primeiro lugar como Mestre-cuca com Escondidinho de Carne Seca e Queijo Coalho com Crosta de Castanha de Caju. A relação completa dos semifinalistas está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Na próxima fase, que será no mesmo local no dia 19, os concorrentes deverão apresentar na modalidade Mestre-cuca, pratos à base abóbora cabotiá e na categoria Mestre Confeiteiro, o chocolate meio amargo será o ingrediente principal. O objetivo do concurso é valorizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os cursos, promover uma experiência no universo da gastronomia e incentivar a criatividade dos mestres culinários.

Os finalistas disputarão o troféu do concurso no dia 26 de outubro. Para esta última etapa, os concorrentes na categoria Mestre-cuca deverão apresentar um prato típico brasileiro e os de Mestre Confeiteiro, um Red Velvet, bolo nos tons de vermelho. Os finalistas terão direito a uma vaga para o próximo módulo de cursos do Crescer e aqueles que passarem para a segunda etapa também terão uma vaga na programação de minicursos que será divulgada no final deste mês. A programação completa do Outubro da Educação está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)