Participa Mogi debate ações na área de Educação

11 de agosto de 2017

A educação mogiana foi o tema do programa Participa Mogi na noite desta quinta-feira (10/08). A reunião temática contou com a presença de educadores, líderes comunitários e representantes da sociedade civil no auditório do prédio da Prefeitura. A próxima reunião temática será sobre o Emprego na terça-feira (15/08). Os encontros são abertos a toda a população que poderá discutir questões relativas ao tema em Mogi das Cruzes.

“Apresentamos os objetivos da Secretaria para este ano, pois pretendemos continuar ouvindo a população para planejarmos nossas ações para os próximos anos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Os objetivos da Secretaria de Educação para 2017 são garantir educação de qualidade para todos os alunos matriculados na rede de ensino municipal de Mogi das Cruzes e investir em inovação e informatização, melhorando o acesso de pais aos serviços oferecidos pela Pasta.

Um dos pontos apresentados pela secretária foi o estudo para a consulta dos pais e responsáveis à classificação do Cadastro Municipal Unificado (CMU). “Queremos disponibilizar estes dados para consulta dos pais que poderão verificar a classificação de seu filho na lista. Está em estudo e deveremos divulgar este novo recurso em breve”, disse Juliana.  A rede municipal é responsável pelo atendimento de 45.724 alunos, sendo 21.519 em período integral.

Os participantes deram sugestões sobre a construção de uma nova unidade do Cempre – Centro Municipal de Programas Educacionais em Cezar de Souza, formação diferenciada para os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e também a oferta de cursos na modalidade EAD.

O programa Participa Mogi é uma iniciativa da Prefeitura para estimular a discussão com a população e representantes da sociedade civil na busca por soluções para problemas da cidade, bem como ouvir as sugestões das pessoas. São realizados dois tipos de reuniões. As temáticas acontecem na Prefeitura e possuem questões específicas. As territoriais são feitas diretamente nos bairros, com participação dos moradores, e discutem assuntos diversificados. Em ambas também é apresentado aos participantes um balanço sobre as atividades desenvolvidas pela Prefeitura e a estrutura pública disponibilizada para a população.

Para este mês, ainda estão previstas reuniões temáticas sobre Emprego (15/08), Segurança (22/08), Infraestrutura e Saneamento (24/08), e Inclusão e Responsabilidade Social (29/08). Além disso, também será realizado um encontro territorial, no dia 17, no distrito de Jundiapeba.(Kelli Correa Brito)