Prefeito Marcus Melo assina convênio do programa Jovens Empreendedores do Sebrae-SP

21 de novembro de 2017

O prefeito Marcus Melo assinou na manhã desta terça-feira (21/11) o convênio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, promovido pelo Sebrae-SP. Cerca de 100 prefeitos participaram da solenidade, que contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Paulo Skaf. O empreendedorismo faz parte do currículo das escolas municipais, desde 2009, por meio da Lei Municipal nº 6.271. O objetivo é intensificar e fortalecer esta parceria, que tem como objetivo levar aos alunos da rede municipal de ensino a metodologia de educação empreendedora.

“O programa Jovens Empreendedores estimula a cultura empreendedora em nossas crianças. Como disse o presidente Paulo Skaf, o mundo está passando pela quarta revolução industrial. A mudança nesta nova era começa nos municípios e nossa obrigação é inserir as nossas crianças nesta nova realidade. Empreender não é apenas abrir um negócio, mas estar preparado para atender as demandas que a tecnologia vai inserir no nosso dia a dia”, disse o prefeito.

Para Skaf este período de transformação da sociedade fará com que surjam novas oportunidades na atividade econômica e os jovens devem estar preparados. “Aproximadamente 60% das crianças que irão ingressar no mercado do trabalho ou tornarem-se empreendedores no futuro, sequer conhecem as profissões que irão exercer. Talvez estas profissões nem existam ainda. O poder público tem que ter esse olhar de formar nossos futuros empreendedores. O programa vem ao encontro desta necessidade para que as crianças e jovens estejam preparados para enxergar as novas possibilidades”, disse.

O programa é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, o que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação atue como transformadora desse sujeito e o incentive a quebrar paradigmas e desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. O conteúdo é trabalhado com os alunos de forma lúdica.

O prefeito destacou que a Prefeitura já conta com iniciativas visando às oportunidades que poderão surgir para as crianças e jovens no futuro. “Em Mogi, iniciamos este movimento com o Polo Digital, mas temos que ampliar este trabalho e esta parceria com o Sebrae-SP é fundamental para isso”, disse Melo. O Polo Digital de Mogi das Cruzes, com sede no Distrito de Cezar de Souza, já conta com mais de 1 mil inscritos.

No programa são apresentadas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para orientar sua vida pessoal, profissional e social.  “Trabalhar o empreendedorismo desde cedo, por meio desta parceria com o Sebrae-SP, é oferecer oportunidades para que eles sonhem e criem novas expectativas para suas vidas”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

Estiveram presentes no evento, o gerente regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik e os vereadores Mauro Araújo, Diego de Amorim Martins e José Francimário Vieira de Macedo. (Kelli Correa Brito)