Prefeito Marcus Melo inicia processo de licitação para quatro creches no novo modelo

10 de outubro de 2017

O prefeito Marcus Melo assinou na manhã desta terça-feira (10/10), na Escola de Governo e Gestão, a ordem de serviço para o início do processo licitatório para a construção de quatro creches em um novo modelo arquitetônico com foco na sustentabilidade e ampliação do atendimento. Serão construídas duas unidades em Jundiapeba, uma no Jardim Universo e uma no Mogi Moderno. O novo projeto foi apresentado para educadores e lideranças de bairro da cidade.

“Participei da construção das 65 creches que foram entregues na cidade e hoje como prefeito tenho a experiência de ter trabalho na administração municipal e pude conhecer as necessidades das creches. Temos procurado inovar e melhorar, pois todos queremos uma cidade melhor. Este novo projeto foi elaborado a quatro mãos, incluindo a participação das entidades, que são nossas parceiras na gestão das creches em nossa cidade”, disse o prefeito.

As novas creches terão 895 m² de área construída e com uma capacidade maior de atendimento, passando de 110 para 195 alunos. O novo modelo arquitetônico das creches foi apresentado pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues. “As creches mogianas são um referencial de qualidade pela educação oferecida e também pelo reconhecimento dos pais. Pensamos cada vez mais na evolução deste programa que já entregou 65 unidades na cidade”, disse o secretário.

As duas novas creches que serão construídas nos bairros de Jundiapeba e a unidade do Mogi Moderno seguem o padrão do novo modelo arquitetônico, atendendo 195 alunos cada. Somente o prédio do Jardim Universo atenderá 137 alunos, devido à adequação ao terreno que fica ao lado da EM Profª Apparecida Ferreira Cursino. “Esta adequação foi necessária. Os novos prédios também terão a capacidade de no futuro atender outros segmentos da educação”, explicou Melo.

A construção de duas novas creches animou a comunidade de Jundiapeba. “Estas novas creches serão importantes para o nosso bairro, que já recebeu novas unidades mas continua crescendo. A economia de energia e água também ajudará muito”, observou Lucineide Evangelista, presidente do Recanto Infanto Juvenil Jundiapeba (REIJJUNDI).

Inovação e sustentabilidade

O projeto conta com 10 inovações na questão da sustentabilidade: energia solar (placas voltaicas), piso emborrachado reciclado, muro verde, sistema de reuso de águas pluviais, pavimento em concreto permeável, madeira plástica, área para horta, telhas metálicas termoacústicas, iluminação e ventilação natural e arborização.  As novas creches serão as principais edificações verdes do município. Confira no link abaixo o projeto completo das novas unidades.

A sustentabilidade do novo prédio foi elogiada pelos representantes das entidades, que já administram creches na cidade. “É um ótimo projeto, um passo muito positivo para o engrandecimento da nossa cidade. A sustentabilidade é o tema da vez e tem que se pensar em tudo”, avaliou José Carlos de Oliveira Cardoni, fundador da Associação Beneficente de Educação e Apoio Social Solzinho Feliz, responsável por três unidades escolares.

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância do projeto para a aprendizagem das crianças. “É um projeto que integra todas as nossas necessidades, que vão para além das acomodações para nossos alunos e profissionais, mas também atende a legislação a ser cumprida quanto ao conteúdo a ser oferecido pelas escolas. É um projeto pensado de acordo com a realidade dos gestores”.

Marcus Melo ressaltou que todos os novos prédios escolares que serão construídos na cidade têm como objetivo atender em período integral. “Não só as creches como as escolas novas que iremos construir, todos os novos projetos tem o propósito de atender em período integral. Atendemos cerca de 50% dos alunos em período integral e o objetivo é continuar avançando”, disse. O vice-prefeito Juliano Abe e os vereadores Clodoaldo de Moraes e Diego de Amorim Martins representaram a Câmara Municipal no evento. (Kelli Correa Brito)