Prefeito Marcus Melo visita a EDP Bandeirante

Gabinete

26 de maio de 2017

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, acompanhado do secretário municipal de Obras, Walter Zago, fez, na manhã desta sexta-feira (26/05), uma visita à empresa EDP Bandeirante, no distrito de Cezar de Souza. O objetivo do encontro foi conhecer melhor toda a operação da concessionária de energia elétrica em Mogi das Cruzes e também discutir possíveis parcerias, no sentido de oferecer um serviço com cada vez mais qualidade a todos os cidadãos.

Melo foi recepcionado pelo diretor-geral da EDP São Paulo, Marney Antunes, o gestor executivo de atendimento comercial, Douglas Viana, o gestor executivo de operação, Adriano Ramos, o Relações Institucionais da empresa, Marcos Scarpa e a também a gestora operacional de poder público, Roberta Shawar. Além de conhecer toda a planta da sede da concessionária, que reúne o Centro de Operação, o Centro Integrado de Medição, entre outros setores, o prefeito também se reuniu com o corpo executivo da empresa e acompanhou a uma apresentação, com dados da EDP.

Nesta apresentação, a EDP inseriu dados relevantes, como o fato de Mogi das Cruzes possuir um total de 54.335 postes e representar 18% de toda a energia distribuída no Alto Tietê. Atualmente (dados de abril de 2017), a concessionária conta com 158.869 clientes no município, número este que está em constante crescimento, nos setores residencial, comercial e industrial. Do total de clientes, 13 se encaixam na categoria de alta tensão, 389 estão na faixa de média tensão e 158.467 estão na baixa tensão. A EDP destacou ainda que 11% dos clientes estão na área rural e 89% na área urbana.

Um dos destaques da apresentação foram as novas tecnologias empregadas no setor de atendimento aos clientes. Além de uma agência virtual, a EDP disponibiliza também um aplicativo, compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, para facilitar ainda mais a relação do consumidor com assuntos referentes à sua conta de energia elétrica. Dentro desse aplicativo, há também a opção de um chat, para um atendimento mais personalizado. Além disso, a empresa tem uma central física de atendimento, ao lado da Praça dos Imigrantes e também atende por telefone e SMS.

Outra questão destacada são os investimentos na área social, que abrangem entidades, para o atendimento de alunos da rede pública e a sociedade de forma geral. Um dos projetos que despertou o maior interesse, até porque resolveria um impasse do município, é a implantação de hortas comunitárias nas áreas sob as linhas de transmissão da EDP. "Este é um projeto muito interessante e benéfico em vários sentidos. Estamos a disposição para contribuir", desatcou o chefe do Executivo.

Além desse projeto, que pode contar com a parceria da Administração Municipal, o prefeito também solicitou aos diretores da empresa um empenho no sentido de diminuir a ocorrência de ligações de energia elétrica em áreas irregularmente ocupadas. Outra proposta de ação conjunta diz respeito à arborização da cidade e a conscientização das pessoas com relação às espécies adequadas para cada tipo de espaço. De acordo com a EDP, 27% das interrupções no abastecimento de energia no município ocorrem em virtude da interferência de vegetação.

O prefeito falou ainda sobre a vontade de iniciar um trabalho mais direcionado à questão dos clientes que têm direito à tarifa social, com o intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A EDP pontuou, por fim, que já investiu R$ 15 milhões em Mogi das Cruzes e que segue investindo, na ampliação da rede de distribuição, com a construção de novas linhas e estações, que vão atender ao município, tornando o sistema de distribuição e abastecimento cada vez mais estável. (Lívia de Sá)