Projeto de Hortas Escolares mogiano será referência para outros estados

14 de novembro de 2017

O projeto de hortas escolares, desenvolvido em parceria pela Escola Ambiental de Mogi das Cruzes e Furnas Centrais Elétricas S/A, será exemplo para projetos desenvolvidos pela empresa em quatro estados brasileiros. O prefeito Marcus Melo recebeu no prédio sede da Prefeitura na manhã desta terça-feira (14/11) Orley Macedo de Castro, coordenador do projeto Hortas Comunitárias da Gerência de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, que anunciou a novidade e falou sobre a ampliação do projeto. A visita foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

“O trabalho realizado em Mogi das Cruzes é diferenciado, é o único com viés educacional. Começamos o projeto em 2003 e hoje ele está nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, além do Distrito Federal. O objetivo é levar o modelo desenvolvido aqui para todos. Em Mogi, o projeto tem tomado um volume bastante representativo e pretendemos ampliar”, disse Orley Castro.

A iniciativa realizada em Mogi das Cruzes tem como foco proporcionar ações pedagógicas, integrando as diversas etapas do cultivo de hortaliças em hortas escolares. “Os espaços públicos precisam ser ocupados. A cidade é muito dinâmica e iniciativas como esta são muito bem vindas para nossas crianças e jovens. Estamos à disposição para novos projetos”, disse o prefeito Marcus Melo.

O projeto Faixa Verde Comunitária, desenvolvido em parceria pela equipe de voluntários de Furnas e a Escola Ambeintal teve início em 2015 com os alunos do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que fizeram a horta na subestação da empresa em Cezar de Souza. Atualmente o projeto é desenvolvido no CEIM Profª Ignez Maria de Moraes Pettená (Vila Cintra), EM Fujitaro Nagao (Cocuera), EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro (Jardim Nove de Julho) e EM Profª Teresa Martins Pinhal (Vila Jundiaí). São atendidos 1.800 alunos na rede municipal.

A reunião teve continuidade na sede da Secretaria de Educação com a participação das secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura visando à ampliação do projeto de hortas para outros segmentos. “Pretendemos trazer para o projeto de Mogi a questão da Segurança Alimentar, área que já desenvolvemos em outros estados, além da Educação Ambiental, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida para as pessoas”, disse Orley Castro.

“É um projeto de sucesso junto às nossas escolas e vamos contar com a parceria das outras secretarias para ampliar e fomentar outras possibilidades por meio deste trabalho em conjunto com Furnas”, destacou a secretária de Educação, Juliana Guedes. O encontro foi acompanhado por Marisa de Souza e Monica Lamberti, voluntárias da unidade de Furnas Centrais Elétricas S/A em Mogi das Cruzes que iniciaram o projeto em 2015, a diretora do Departamento Pedagógico, Eulália Anjos Siqueira e a coordenadora da Escola Ambiental, Angélica Lucas Bezerra. (Kelli Correa Brito)