Projeto Pequenos Músicos nas escolas municipais comemora ano de sucesso

27 de novembro de 2017

O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, comemora um ano de sucesso. Um dos destaques tem sido a Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, que recebeu o certificado de ouro na etapa final do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – Edição 2017, realizada neste sábado (25/11) em São Paulo. O concerto de encerramento do ano letivo do projeto será programado para uma nova data.

Em outubro, na etapa de Itaquera do Festival, a banda do Cempre do Botujuru, sob regência de Ewerton Siqueira Ravelli, foi a vencedora da categoria banda de concerto infantil para até 15 anos e atingiu 90% da pontuação possível. Neste sábado, participaram 16 grupos e a banda conquistou o segundo lugar, sendo superada por um grupo formado por profissionais. “Foi destacado mais uma vez a postura das crianças e a qualidade do trabalho realizado em nossa cidade”, contou Gisele Rodrigues Pinto, diretora da unidade escolar.

A banda do Cempre do Botujuru está se preparando para um desafio ainda maior em dezembro. Os jovens músicos mogianos, com idade entre 9 a 12 anos, irão representar a cidade e o Estado de São Paulo no dia 9 de dezembro no XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado em Aracaju (SE). As passagens foram adquiridas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O investimento foi de R$ 43.842,85.

“Este foi um ano muito positivo para os alunos do projeto. A Banda Sinfônica do Cempre do Botujuru tem sido uma referência para as outras catorze escolas, que integram o projeto. Neste ano, também tivemos o início das aulas individuais para os alunos da Banda Sinfônica Jovem, o que foi um ganho para eles. Este é o nosso papel oferecer oportunidades para que os nossos alunos possam alcançar voos cada vez mais altos”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011, oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para mais de 10 mil alunos de 15 escolas municipais. Oitenta profissionais, sendo 15 coordenadores e 65 monitores são responsáveis pelo ensino de música para as crianças da rede municipal de ensino. (Kelli Correa Brito)