Projetos de Educação Musical de Mogi das Cruzes fazem formação alinhada ao trabalho pedagógico da rede municipal

26 de março de 2024
Coordenadores e monitores do Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola conversaram com a técnica pedagógica do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Monica Felismino. (Divulga . . .

Os profissionais dos projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes começaram uma formação alinhada ao trabalho pedagógico desenvolvido na rede municipal. Além dos conceitos e estratégias para o ensino de música, monitores e coordenadores estiveram com técnicos do Departamento Pedagógico (Deped) para conhecer mais sobre as diretrizes, o currículo e ações realizadas nas unidades escolares.

Ao longo do ano, a formação terá nove encontros, sendo cinco no primeiro semestre e quatro no segundo. “Temos feito um trabalho importante de integração entre os projetos e o diferencial da formação deste ano é essa aproximação dos profissionais com o nosso Departamento Pedagógico. É um alinhamento que vai trazer novas perspectivas para o trabalho nas escolas”, observou o coordenador dos projetos da Pasta, maestro Allan Caetano.

Na formação, o Deped abordou a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Currículo Municipal e informações sobre a rede municipal. A formação foi organizada em duas datas para atender os dois projetos. No dia 18 de março, os profissionais do projeto Pra Ver a Banda Passar tiveram uma formação com a técnica pedagógica, Nayara Xavier e no dia 22, foi a vez da técnica pedagógica Mônica Felismino conversar com os coordenadores e monitores do Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola.

Além do pedagógico, a pauta do primeiro encontro teve um momento dedicado ao ensino de música, onde o coordenador falou sobre as estratégias de ensino, plano pedagógico e a filosofia do ensino coletivo. Para os próximos encontros foram apontados alguns temas, como o trabalho com alunos com TEA. Uma assistente social irá conversar com os profissionais sobre a relação aluno/professor.

A cidade conta com os projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. As iniciativas, promovidas pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.