Secretaria de Educação apresenta ações realizadas no primeiro quadrimestre de 2018

28 de junho de 2018

A Secretaria de Educação apresentou na manhã desta quinta-feira (28/06) as ações realizadas no primeiro quadrimestre deste ano na Câmara Municipal. A titular da Pasta Juliana Guedes destacou a introdução de novos alimentos e produtos para dietas especiais no cardápio da merenda escolar e o início do projeto Formar, da Fundação Lemann, que atenderá a rede municipal de ensino, entre outras atividades no período.

O Departamento de Alimentação Escolar atende cerca de 120 crianças com dietas especiais, referente a 11 patologias, como diabetes, alergias, intolerância à lactose, hipertensão, entre outras. “Foi um processo árduo de compra, pois temos poucos fornecedores destes produtos especiais, mas conseguimos adquiri-los. É uma forma de incluir as crianças, que não precisam mais se isolar para comer um alimento diferente”, explicou a secretária.

A Secretaria de Educação está entre as cinco redes que foram selecionadas no primeiro semestre de 2018 para participar do programa Formar da Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos que apoia iniciativas inovadoras em educação e em políticas públicas. O projeto, com duração de três anos, tem como objetivo final a melhoria da aprendizagem dos alunos.

A Pasta investiu recentemente na compra de 1,2 mil novos equipamentos de informática, entre tablets e chromebooks. A iniciativa possibilitou a informatização de 100% das escolas da rede municipal de ensino. “É o respeito que temos pela criança do século XXI. O ensino integrado à tecnologia é uma realidade. As crianças já crescem sabendo usar o touch dos celulares”, disse a secretária.

O material da Educação Infantil, o IBA – Interagir, Brincar & Aprender, lançado em abril, que atende mais de 13 mil alunos das turmas de Infantil II, III e IV, também foi apresentado aos vereadores e ao público. A Pasta é responsável pelo atendimento de 46.139 alunos, sendo 21.223 em período integral nas 205 unidades escolares.

Foram investidos nestes primeiros quatro meses R$ 132.972.573,74, o que representa 44,39% dos recursos arrecadados pelo município neste período. Os recursos foram aplicados na compra de produtos para merenda, que atenderão os próximos meses, além do investimento em tecnologia, uniformes e materiais.

Será encaminhado à Câmara Municipal, entre os meses de julho e agosto, o novo Estatuto do Magistério, documento que está em estudo pelos professores da rede municipal de ensino desde 2014. “Nosso objetivo é que seja respeitado o histórico já construído para que não exista perda para nosso professor. As alterações básicas são a questão da jornada de trabalho e outras questões, como o concurso público para diretor e a defasagem do atual estatuto em relação ao estatuto do servidor público”, observou a titular da Pasta.

Participaram da audiência o presidente da Comissão de Educação, Mauro Araújo e os vereadores Marcos Furlan e José Francimário Vieira de Macedo, que também compõem o grupo. O vice-presidente da Câmara Municipal, Jean Lopes e os vereadores Edson Santos, Fernanda Moreno e José Antonio Cuco Pereira também estiveram presentes. (Kelli Correa Brito)