Selo Cozinha Nota 10 será apresentado no I Encontro Paulista de Alimentação Escolar

31 de janeiro de 2018

A experiência do Selo Cozinha Nota 10, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes,  por meio da Secretaria de Educação, para reconhecer e valorizar o papel dos profissionais que atuam nas cozinhas de escolas e creches será apresentada na manhã desta sexta-feira (02/02) no I Encontro Paulista de Alimentação Escolar, em São Paulo. O trabalho mogiano foi selecionado como experiência de sucesso em atividades envolvendo merendeiras.

Pela iniciativa, criada em 2017, as unidades escolares da rede municipal de ensino foram analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação. “O objetivo do prefeito Marcus Melo foi criar um certificado de qualidade no intuito de reconhecer o trabalho realizado nas cozinhas escolares e também permitir um acompanhamento posterior”, explicou a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Foram avaliados o cumprimento do cardápio, comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar de acordo com a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Na primeira edição, 51 escolas da rede municipal de ensino receberam o selo e certificado de participação para os profissionais.

A merenda escolar mogiana é referência de qualidade e se destaca pelo trabalho realizado junto à agricultura familiar. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os 45 mil alunos. O trabalho será apresentado pela diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eliana Mangini e a auxiliar de desenvolvimento da Educação, Cibele Amanda da Conceição, que também é membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Mogi das Cruzes.

O I Encontro Paulista de Alimentação Escolar será realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro. É organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE UNIFESP, uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que objetiva qualificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a fim de auxiliar na implementação das suas diretrizes no estado de São Paulo, bem como na consolidação da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no ambiente escolar. (Kelli Correa Brito)