Sistema de Gestão Educacional mogiano é referência para Secretaria de Educação de Santos

21 de junho de 2017

O Sistema de Gestão Educacional (SGE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, tem sido referência para outras cidades. Na tarde desta quarta-feira (21/06), uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Santos esteve na sede da Pasta, no Centro Cívico, para conhecer os recursos do sistema e a integração junto ao Governo Estadual para a matrícula dos alunos.

As equipes da Divisão de Tecnologia da Informação e do Departamento de Planejamento Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Mogi receberam a visita de Anita Lucia Diegues Peres, chefe da Coordenadoria da Vida Escolar Legislação e Normas Educacionais, Thiago Sales de Souza Loureiro, chefe da Sease (responsável pelo cadastro de alunos) e Sergio Hisashi Neves, gestor do SIGES (Sistema de Informação do Município).

“Estivemos justamente para saber sobre o sistema. Temos também um sistema próprio e buscamos a integração do sistema junto ao GDAE, sistema do Governo Estadual”, disse Anita. Para Loureiro, a troca de experiências é importante para aprimorar o trabalho. “Foi um encontro bem positivo, tanto em relação ao sistema como nos processos de trabalho. A troca de experiências entre técnicos do setor público, assim como acontece no setor privado é sempre válida”, disse.

Weber Martins Marques, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação  (DTI) da Pasta, e sua equipe apresentaram o Sistema de Gestão Educacional (SGE) desenvolvido desde 2011 para informatizar o trabalho realizado na rede municipal. O trabalho é feito por meio de módulos, elaborados de acordo com as demandas e necessidades da Pasta. “Desenvolvemos recursos de acordo com as necessidades da rede municipal de ensino de Mogi. Fazemos um trabalho mais próximo da realidade das escolas”, disse Marques.

Um dos destaques é o Cadastro Municipal Unificado (CMU) para inscrições na educação infantil em tempo integral. Em abril, a equipe da DTI recebeu a visita de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Guararema. (Kelli Correa Brito)