Trecho da rua Doutor Deodato Wertheimer será interditado nesta segunda-feira, dia 31

Secretaria de Mobilidade Urbana

28 de julho de 2017

A rua Doutor Deodato Wertheimer será interditada para o trânsito de veículos na próxima segunda-feira (31/07), no trecho entre a rua Doutor Ricardo Vilela e a passagem de nível sobre a linha férrea. A interrupção é necessária para a execução de obras pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e pelo Semae.

A interdição também faz parte do projeto para o fechamento definitivo da passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. A medida faz parte do projeto do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio para o trânsito da região central, além de trazer benefícios para a operação da linha férrea, que é realizada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A administração municipal também conversou com a companhia estadual, que se mostrou favorável à medida, uma vez que beneficia a operacionalização do serviço de trens na cidade.

Com o fechamento da passagem de nível, os motoristas que desejam atravessar a linha férrea poderão utilizar o túnel do Complexo Viário ou então a passagem de nível da rua Presidente Campos Salles, que pode ser acessada da região central pela avenida Governador Adhemar de Barros, que foi liberada para o trânsito no final de maio. Já os pedestres terão como opções para a travessia a passagem de nível da praça Sacadura Cabral e a passarela existente na rua Padre João.

Durante o período em que o trânsito na rua Doutor Deodato Wertheimer ficar interditado, o Semae fará serviços de implantação de redes secundárias para controle de perdas, substituição de ligações de água e desobstrução de redes de esgoto. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalhará na limpeza de redes de drenagem de águas pluviais e na manutenção de bocas de lobo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em cerca de 20 dias.

Trânsito

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem adotando uma série de medidas para melhoria do trânsito na região central e do transporte coletivo. Em abril, o Complexo Jornalista Tirreno Da San Biágio passou a receber 19 linhas municipais e intermunicipais, que utilizavam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. Esta medida já representou um ganho de cerca de 10 minutos nas viagens em horário de pico.

Já no dia 29 de maio, a avenida Governador Adhemar de Barros foi liberada para a passagem de veículos entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles. Na sequência, os ônibus de 10 linhas municipais que têm como destino o Terminal Central passaram a utilizar a avenida Governador Adhemar de Barros. A liberação da avenida Adhemar de Barros teve reflexos positivos em vias como as ruas Doutor Correa e José Bonifácio e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Outra medida adotada foi a retirada de vagas de estacionamento nas ruas Coronel Souza Franco, entre as ruas Padre João e Presidente Rodrigues Alves, e Capitão Manoel Caetano, entre as ruas Coronel Souza Franco e José Bonifácio, incluindo duas vagas existentes entre a Coronel Souza Franco e a rua Barão de Jaceguai. O objetivo é possibilitar mais fluidez ao trânsito.

Por fim, no dia 3 de julho, começaram a operar 13 novas vagas de estacionamento controlado na rua Braz Cubas, próximo à praça Oswaldo Cruz. (Luiz Maritan)