Primeira parcela do IPTU 2018 vence nos dias 12, 13 e 14 de março

Secretaria de Finanças

16 de fevereiro de 2018

As novas datas para vencimento da primeira parcela do IPTU de 2018, ou da parcela única, com direito a desconto, serão os dias 12, 13 e 14 de março, de acordo com o CEP da propriedade. Os boletos começam a ser entregues no dia 23 de fevereiro. Mas os contribuintes que preferirem podem ter acesso aos boletos no site da Prefeitura e imprimi-los a partir da próxima segunda-feira, dia 19. O proprietário do imóvel que estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2017 terá 5% de desconto no tributo. E quem pagar o IPTU em parcela única tem direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.

O pagamento do IPTU poderá ser feito em qualquer agência bancária do País dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas. A partir de 2018 o imposto poderá ser quitado em dez parcelas mensais. Até 2017, o limite era de seis parcelas.

O carnê enviado anteriormente pode ser desconsiderado, mas a Prefeitura recomenda ao contribuinte que não o jogue fora, pois contém outras informações importantes, como relação dos bancos autorizados e orientações para atualização de cadastro, entre outros.

Os novos boletos terão um teto máximo de reajuste de 10% para os imóveis em situação regular. Mas este percentual não vai atingir a todos os contribuintes. Mais de 33 mil imóveis, por exemplo, são de contribuintes com direito a isenção, redução do valor do imposto, ou com reajuste de até 1% em relação ao valor do ano passado.

O limitador de 10% vale apenas para os imóveis que estão em situação regular. Quem ampliou a área construída ou tinha um terreno e construiu uma casa, um galpão, um prédio, ou ainda quem mudou a destinação do imóvel de residencial para comercial estará sujeito ao imposto complementar.

Para esses contribuintes, haverá uma cobrança posterior, em boleto diferente desse que será enviado até o início de março. Para o IPTU complementar, a emissão dos boletos deverá ocorrer em abril, com vencimento em maio. Fazem parte deste universo, por exemplo, 10 mil imóveis que eram tributados como terrenos e, após fiscalização, constatou a edificação de moradias, prédios e até galpões industriais.

ATENÇÃO: NAS AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DO BANCO DO BRASIL O PAGAMENTO É FEITO SOMENTE PELOS CAIXAS ELETRÔNICOS E INTERNET BANKING.

NAS LOTÉRICAS, HÁ UM LIMITE DE PAGAMENTO NO VALOR DE R$ 1.000,00.

Leia mais sobre o IPTU

Clique aqui para tirar outras dúvidas sobre o IPTU 2018

Clique aqui para ter informações sobre isenção de IPTU

Clique aqui para ter mais informações sobre a redução do IPTU