Assistência Social intensifica abordagens e monitora pontos de chegada à cidade

26 de maio de 2017

Desde o início desta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, está monitorando os principais pontos de chegada à cidade, como terminais e estações ferroviárias, além de outros espaços públicos e praças da área central. O objetivo é verificar a presença de novas pessoas em situação de rua em função da operação em andamento Capital.

Nesta manhã de sexta-feira (26/5), os secretários municipais de Assistência Social, Neusa Marialva, e de Segurança, Paulo Madureira Sales, se reuniram com técnicos de abordagem, representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Secretaria Municipal de Transportes para discutir novas estratégias. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Felício Kamiyama, participou da reunião e garantiu total apoio da corporação. “Estamos à disposição para colaborar e agir rapidamente caso seja necessário”, afirmou.

O trabalho faz parte de uma ação permanente e integrada que está sendo intensificada para garantir encaminhamento adequado às pessoas em situação de rua e evitar transtornos para a comunidade. “Nossos serviços possuem uma capacidade de acordo com a demanda existente na cidade. A procura por atendimento de migrantes ou itinerantes é avaliada caso a caso, sempre priorizando a identificação de possíveis vínculos familiares e rede de serviços nos seus locais de origem, investindo na convivência familiar e comunitária destas pessoas, além da corresponsabilidade entre os entes municipais”, explica Neusa Marialva.

O Centro Pop é a principal referência, sendo responsável pelos encaminhamentos e atendimentos de rotina. Mogi das Cruzes também disponibiliza, por meio de parcerias com as entidades Casa de Maria Maranathá e Abomoras, 156 vagas para acolhimento. Assim como no Centro Pop, nestas entidades os profissionais buscam a regularização documental, orientação e o acompanhamento visando a superação da situação de rua.

A comunidade pode colaborar com o trabalho da Assistência Social e acionar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone 97096-0923, sempre que houver necessidade. As abordagens acontecem diariamente das 7 às 19 horas.