Bairro Feliz no Jardim Layr comemora os 10 anos do Cempre Dra. Ruth Cardoso

22 de março de 2019

A segunda edição do Bairro Feliz em 2019 irá comemorar, neste sábado (23/03), os 10 anos da inauguração do primeiro Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) de Mogi das Cruzes, o Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr. A unidade escolar, que fica na Travessa Dois, 28, receberá as atividades do Bairro Feliz das 10 às 14 horas. A iniciativa leva ações de saúde, lazer, cultura e prestação de serviços para perto dos moradores de Mogi das Cruzes.

O Cempre Dra. Ruth Cardoso foi inaugurado em 5 de março de 2009 com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. É um complexo educacional com 16 salas de aula, auditório cultural, salas de apoio (dança, TV e vídeo, jogos e música) e quadra poliesportiva coberta. A unidade integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e se destaca também em campeonatos de judô e futsal. Promove anualmente um festival de xadrez, que reúne alunos de outras escolas da rede municipal de ensino.

São atendidos 1.049 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite em turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (1º ao 4º termo no período noturno). O Cempre é um dos pioneiros no Programa Escola de Tempo Integral para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na cidade, 22.910 alunos estudam em escolas de período integral, que é oferecido em 68% das escolas municipais. A rede municipal de ensino conta com seis Cempres na cidade e o sétimo está em construção em Jundiapeba com capacidade para 840 alunos.

Bairro Feliz

Para o evento, a equipe do Cempre Dra. Ruth Cardoso organizou um mostra em comemoração aos 10 anos da unidade escolar, com direito a um túnel do tempo relembrando sua história.  A programação do Bairro Feliz conta ainda com as apresentações da banda e do grupo de teatro da escola, dos alunos da Escola Estadual Prof. José Sanches Josende, no Jardim Aeroporto III, da Praça da Juventude e do CEIM Prof. Jurandyr de Oliveira (EEI Santana II), no Jardim Layr e do grupo de teatro da EDP do projeto “Boas Energias nas Escolas”.

Bairro Feliz

A comunidade do Jardim Layr e região também terá a disposição as atividades de recreação para as crianças com os brinquedos infláveis já tradicionais do projeto, atividades de pintura facial e os concursos de embaixada e dança. Os mogianos terão acesso à emissão da primeira via do RG para menores de 18 anos, feita pela Polícia Civil, orientações jurídicas com a OAB, serviços do PAC Móvel, atendimento ao consumidor com o Procon e informações sobre empreendedorismo e crédito com as equipes do Banco do Povo e da Sala do Empreendedor.

O Emprega Mogi receberá currículos e fará a emissão de carteiras de trabalho. É importante lembrar que para a emissão da primeira via da carteira de identidade e da carteira de trabalho o interessado deve levar uma foto 3x4. Para o RG, também é necessária a certidão de nascimento original. O Bairro Feliz também conta com os serviços do Espaço Saúde da Secretaria de Saúde e as atividades de corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem e esmaltação de unhas, desenvolvidas por alunos e monitores do Crescer.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente oferecerá informações sobre o programa Recicla Mais Mogi, educação ambiental e fará o plantio de árvores e doação de mudas, enquanto a Escola Mirim de Trânsito terá atividades voltadas à segurança viária para crianças, dentro do programa Mogi pela Vida. A Unidade Móvel de Assistência Social oferecerá divulgação, orientação e atendimento sobre programas para a população. (Kelli Correa Brito)