Dia D da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece no sábado (17)

Secretaria de Saúde

16 de outubro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado, dia 17 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação. Das 8 às 16 horas, serão 19 unidades abertas para oferecer facilidade aos munícipes que não conseguem comparecer durante a semana. 

O objetivo da campanha é garantir imunização coletiva contra a poliomielite em crianças de 1 a menores de 5 anos e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade. Adultos de 30 a 49 anos também podem receber a dose contra o sarampo. 

Na primeira semana de campanha, a adesão ficou abaixo do esperado, com um total de 1.466 crianças imunizadas contra a paralisia infantil, o que corresponde a 6,37% de cobertura. Entre os dias 5 e 9 de outubro, também compareceram às unidades de saúde 2.831 crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, nos quais foram aplicadas 4.020 doses de vacinas do calendário de rotina. 

Os objetivos da campanha é garantir imunização coletiva contra a paralisa infantil em crianças de 1 a menores de 5 anos e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos. 

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. Além da gotinha contra a paralisia infantil, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.  Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. 

Locais para a vacinação no “Dia D” 
Data: Sábado, dia 17 de outubro
Horário: das 8 às 16 horas
1.    Alto Ipiranga
2.    Chácara Guanabara
3.    Conjunto Cocuera
4.    Conjunto Novo Horizonte
5.    Jardim Aeroporto/Santos Dumont
6.    Jardim Aeroporto III
7.    Jardim Camila
8.    Jardim Layr
9.    Jardim Margarida
10.    Jardim Nove de Julho
11.    Jardim Universo
12.    Jardim Piatã
13.    Jardim Planalto
14.    Jundiapeba
15.    Ponte Grande
16.    Quatinga
17.    Taboão/Lambari
18.    Toyama
19.    Vila Suíssa