Prazo para a inscrição de projetos no PROFAC é prorrogado para o dia 31 de julho

Secretaria de Cultura

27 de julho de 2017

A Secretaria Municipal de Cultura informa que o prazo para as inscrições de projetos nos editais do Programa de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC), que se encerraria nesta quinta-feira (27/07), foi prorrogado. Agora, os proponentes têm até a próxima segunda-feira (31/07) para cadastrar e enviar seus projetos e ter a chance de captar recursos para executá-los.

Vale lembrar que, para inscrever um projeto nos editais do PROFAC é preciso que o proponente tenha 18 anos no mínimo - em caso de pessoa física - e seja morador de Mogi das Cruzes há no mínimo dois anos. Pessoas jurídicas também podem inscrever projetos. É fundamental também que o proponente faça a leitura completa do texto da lei e do decreto regulamentador, documentos esses que estão integralmente disponíveis para consulta e leitura na plataforma online de inscrições.

Depois, é só fazer a inscrição do projeto junto à plataforma, que é autoexplicativa. Para auxiliar os interessados, a Secretaria Municipal de Cultura já realizou duas reuniões de orientação, nos dias 27 de 28 de junho, nas quais todo o procedimento foi explicado e a equipe da Cultura permanece a disposição para sanar eventuais dúvidas.

Leia os editais e a legislação do PROFAC

Foram abertos a princípio sete editais, dos segmentos: artes cênicas (R$ 60 mil), mostras e festivais (R$ 25 mil), literatura e publicações (R$ 10 mil), cinema, vídeo e multimeios (R$ 10 mil), artes visuais (R$ 15 mil), dança (R$ 30 mil) e patrimônio histórico e cultura (R$ 50 mil). A definição dos nichos culturais primeiramente atendidos em edital, assim como todos artigos que compõe a lei do PROFAC, foi feita de forma democrática, com a participação direta da sociedade e de representantes da classe artística da cidade.

Juntos, os sete editais possibilitam a transferência de até R$ 200 mil, recurso este proveniente de fundos do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap) e do Conselho Municipal de Cultura. Será possível beneficiar até 18 projetos, dos sete segmentos selecionados. (Lívia de Sá)