Alckmin vem a Mogi e participa de lançamento das obras do Corredor Leste-Oeste

Secretaria de Obras

28 de abril de 2016
Observado pelo prefeito Marco Bertaiolli, governador Geraldo Alckmin oficializa o lançamento das obras do Corredor Leste-Oeste, nova ligação entre Mogi das Cruzes e Suzano

O governador Geraldo Alckmin esteve em Mogi das Cruzes nesta quinta-feira (28/04) à tarde e participou do lançamento das obras de construção do Corredor Leste-Oeste, que proporcionará uma nova ligação com Suzano. A nova via será construída entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha, e receberá o nome de Avenida das Orquídeas. O investimento será de R$ 88.575.769,48, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, e prazo de execução de 18 meses. O consórcio GG Mogi, formado pelas empresas Enpavi e CTP, executará as obras.

Clique aqui para ver o projeto da Avenida das Orquídeas

Clique aqui para ver o projeto do Corredor Leste-Oeste

O prefeito Marco Bertaiolli recebeu o governador na Vila Industrial e explicou que o Corredor Leste-Oeste será uma nova opção de deslocamento para os motoristas, além de atender a uma demanda de mobilidade do município. "A nova avenida será construída e os demais trechos do Corredor Leste-Oeste passarão por uma completa melhoria, recebendo o mesmo padrão da nova avenida", disse o prefeito, que esteve no evento ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli.

O novo corredor terá 9 quilômetros de extensão, sendo 2.650 metros no trecho da Avenida Guilherme George entre o Rio Taiaçupeba e o Rio Jundiaí; 2.300 metros no trecho da nova avenida, entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Avenida Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha; 2.650 metros no trecho entre a rotatória da Avenida Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha, e a Avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e finalmente mais 1.400 metros no trecho entre a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e o Terminal Central. O projeto prevê duas pistas com mais de 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.

A nova avenida recebeu o nome de avenida das Orquídeas, definido por meio de um concurso com os alunos da rede municipal de ensino. A idéia surgiu durante a visita do governador Geraldo Alckmin à cidade, no dia 11 de fevereiro deste ano. Coube ao próprio Alckmin receber o resultado do concurso e anunciá-lo ao público: "Esta é mais uma obra importantíssima para a área da mobilidade e o Governo do Estado apóia as ações nesta área, que melhoram o transporte e o deslocamento das pessoas", disse.

Centro Dia do Idoso

Durante a visita a Mogi das Cruzes nesta quinta-feira, Alckmin anunciou também a entrega do Centro Dia do Idoso "Maria dos Anjos Cury", que fica no Rodeio e tem capacidade para atender 50 idosos. A inauguração será nesta sexta-feira, às 11 horas. "Não há política pública maior que nós termos acolhimento para a maior idade. O Brasil é um país que está ficando idoso, isso é muito bom, porque mostra que estamos avançando, melhorando a saúde, as pessoas tendo uma expectativa de vida maior e São Paulo é o estado amigo do idoso", destacou, ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

O Centro Dia do Idoso é destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes que, sozinhos, podem não obter esses cuidados durante o dia, enquanto suas famílias trabalham. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo assim os vínculos familiares. São oferecidos também serviços diferenciados que incluem alimentação, atividades de lazer e cultura em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com TV/DVD e enfermaria. Para a construção do equipamento, a Prefeitura investiu R$ 677.787,71, com recursos estaduais de R$ 500 mil, totalizando R$ 1.177.787,71 para construção e compra de equipamentos.

Prestigiaram o evento os deputados estaduais Marcos Damásio, Gondim Teixeira, Estevam Galvão de Oliveira e André do Prado. (MAS)