Implantação da nova iluminação na avenida Francisco Rodrigues Filho é concluída

Secretaria de Obras

08 de abril de 2016
Nova iluminação da avenida Francisco Rodrigues Filho foi instalada na primeira etapa do trabalho, que continua agora, beneficiando as ruas do Centro (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu a instalação do novo sistema de iluminação pública da avenida Francisco Rodrigues Filho, entre o distrito de Cezar de Souza e o Botujuru. O trecho de cerca de 5 quilômetros foi duplicado recentemente, em uma parceria com o Governo do Estado, e com o novo investimento trará mais segurança tanto para os motoristas que circulam pela via, quanto para os moradores dos bairros cortados pela via.

A avenida Francisco Rodrigues Filho é o trecho urbano da rodovia Mogi-Guararema e forma o principal corredor de ligação entre as regiões do Botujuru e do distrito de Sabaúna com o centro de Mogi das Cruzes. Neste trecho, foram instalados 231 postes e 422 luminárias de LED, que são mais econômicas e possuem maior eficiência de iluminação. As rotatórias tiveram iluminação ainda mais reforçada, melhorando as condições de acesso ao bairro e aumentando a segurança dos motoristas e pedestres. A iniciativa faz parte do programa Ilumina Mogi, desenvolvido pela Administração Municipal.

"Com as obras de duplicação, os motoristas passaram a contar com duas pistas e rotatórias para facilitar o acesso aos bairros. A implantação da iluminação pública completa este investimento e trará ainda mais segurança para este corredor viário, um dos mais movimentados da cidade", explicou o prefeito Marco Bertaiolli.

O novo sistema foi instalado no canteiro central da avenida e teve investimento de R$ 1.448.198,42. Durante esta semana, as luminárias já passaram a funcionar.

Corredor viário

Em 2015, o Governo do Estado concluiu a recuperação da Rodovia SP-66, no trecho entre Mogi das Cruzes e Jacareí (serviços de pavimentação, acostamentos e sinalização, além da implantação e/ou correção dos dispositivos de acesso). A pedido de Bertaiolli, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) duplicou o trecho urbano da via, que é a Francisco Rodrigues Filho entre a Ricieri Marcatto e o Botujuru - cujos serviços foram finalizados em 2014.

"Com a entrega das obras, Mogi das Cruzes passou a ter todas as principais entradas duplicadas, o que traz mais segurança e melhores condições de tráfego, não só para o transporte individual, mas para os ônibus do transporte coletivo e também para o escoamento da produção", lembrou o prefeito.

No trecho urbano, a rodovia ganhou rotatórias no cruzamento com a avenida Ricieri José Marcatto, que passou por readequação e ajuste no traçado; na Estrada do Beija-Flor; avenida Felipe Sawaya (Botujuru) e Rua do Rosário (Botujuru); calçadas para a melhoria da circulação dos pedestres e o Semae realizou o remanejamento das ligações de água existentes - 6 quilômetros de redes remanejadas, com investimento de R$ 800 mil.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também implantou semáforos nos cruzamentos com as ruas José Osório do Vale e Inocêncio da Cunha Rudge, em Cezar de Souza. Com a medida o trânsito de veículos na avenida Ricieri José Marcatto, uma das mais movimentadas do distrito e o único corredor que liga os dois lados da linha férrea na região, foi desafogado. (LM)