Parque da Cidade começa a ser construído e ganha conselho com participação da comunidade

Secretaria de Obras

02 de abril de 2016
Bertaiolli lembrou que o Parque da Cidade será uma conquista para a qualidade de vida dos mogianos e que moradores terão participação na construção e administração do espaço

O prefeito Marco Bertaiolli deu início, na manhã deste sábado (02/04), às obras de construção do Parque da Cidade, durante evento realizado na área que receberá o empreendimento, no Parque Santana. O novo espaço foi apresentado pelo arquiteto Ruy Ohtake, que elaborou o projeto. O prefeito também assinou o projeto de lei para a criação do Conselho Curador do Parque da Cidade, que terá a participação de representantes dos moradores da região e irá acompanhar todas as etapas de construção e também de implantação do espaço, além de auxiliar na futura administração do parque.

"Este parque pertence a toda a cidade e principalmente aos moradores aqui desta região. Absolutamente nada será construído que os moradores não queiram. Por isso, estamos antecipando a criação do conselho, que seria feita quando o parque fosse concluído, para que os moradores possam acompanhar todas as etapas da construção. Temos o projeto de um arquiteto que é referência nacional e internacional. Quem sabe, o nosso parque possa também virar uma referência para que possamos devolver à cidade espaços de convivência e de contemplação", destacou Bertaiolli.

O Parque da Cidade será construído em uma área de 85 mil metros quadrados na região do Parque Santana. O local terá acessos pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, onde ficará a entrada principal, e pela rua Francisco Affonso de Mello. O Parque da Cidade terá um horário de funcionamento a ser definido em conjunto com o Conselho e que um guarda municipal morará no local, cuidando da abertura e fechamento do espaço, além da segurança. O investimento na construção será de R$ 9.831.567,23 e a previsão é que os trabalhos sejam entregues em dezembro.

"A cidade precisa de mais áreas de convivência. Construímos uma cidade de concreto e tijolos e precisamos de locais com natureza. Quando surgiu a possibilidade de esta área receber mais torres de concreto, a Prefeitura fez o seu papel para garantir este como um local de qualidade de vida", disse o prefeito, lembrando que o projeto desenvolvido por Ruy Ohtake respeita o relevo existente no terreno e abrange a utilização de toda a cidade.

O arquiteto responsável pelo Parque da Cidade fez uma apresentação do projeto desenvolvido. Entre os destaques estão um jardim com espécies de flores cultivadas na cidade, um bosque com espécies nativas da região, espaços para prática de atividades esportivas, como pista de caminhada, quadras, campos de futebol, pavilhão esportivo e uma praça de integração entre crianças e idosos, que contará com playground e Academia da Terceira Idade. Outra atração será um borboletário, com toda a estrutura.

"O parque será um grande centro de convivência, de união da população de Mogi das Cruzes. Um local com muito uso para todas as idades, Uma forma de valorizar a vida, a natureza e a cidade. Este é o propósito", comentou Ohtake, com a experiência de quem já criou mais de 300 projetos importantes, entre eles, o Parque Ecológico do Tietê, os jardins e o Museu Aberto da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.

Algumas dúvidas da comunidade também foram esclarecidas. Entre elas, o número de vagas de estacionamento, que serão quase 500, entre as existentes no interior do parque e as que serão criadas no entorno, com o recuo do gradil, que permitirá o estacionamento em 45 graus. Outro ponto citado foi o teatro de arena, que receberá apresentações artísticas da cidade.

"Será uma área para desenvolvimento cultural, para uma apresentação de dança, alguma apresentação de teatro, música erudita ou popular. Algo para 200, 300, no máximo 500 pessoas. Foi com uma satisfação muito grande que fizemos o projeto, confiando que a comunidade utilize bastante todo o espaço", disse Ohtake.

A cerimônia de início da construção do Parque da Cidade também contou com a participação do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, vereadores, representantes de associações e entidades, além dos moradores. (LM)