Dia Nacional de Combate ao Fumo

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o principal fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Quem fuma tem, ainda, maior risco de desenvolver sintomas graves em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

O tabaco causa diferentes tipos de inflamações e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos e são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, bronquites, pneumonias e tuberculose, além do câncer de pulmão.

Por isso, o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves e até mesmo fatais da doença. A utilização de narguilés e cigarros eletrônicos causa os mesmos danos ao organismo.

Mogi das Cruzes conta com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, iniciativa pioneira da Prefeitura que oferece tratamento para quem deseja largar o vício do cigarro. O Programa foi criado em 2007 e é realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Informações pelo telefone 4798-6709 ou no site: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/saude/programa-de-combate-ao-tabagismo