Ação integrada de combate ao Aedes aegypti descarta 47 toneladas de materiais inservíveis

30 de junho de 2017

As Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos realizaram uma ação em conjunto, em um imóvel na Vila Natal, que resultou no descarte de 47 toneladas de detritos, sucatas e materiais inservíveis. O trabalho é mais uma atividade integrada promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O trabalho faz parte do monitoramento constante realizado pelo Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) em toda a cidade. “A rotina de cuidados e o envolvimento da comunidade tem feito a diferença na redução de casos de dengue em Mogi das Cruzes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Nos últimos dois anos, o município conseguiu reduzir de 880 para 2 casos de dengue confirmados. O número de notificações suspeitas baixou de 2.041 para 177 de 2015 para 2017, enquanto os óbitos caíram de dois para zero. Entre 2015 e 2017, Mogi das Cruzes registrou também uma queda nas notificações suspeitas e casos de chikungunya, passando de sete para um caso confirmado, até o momento.

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses foi implantado há cinco anos na área central para facilitar o trabalho em todo território mogiano. Entre as ações realizadas pela equipe estão vistorias casa a casa, retornos, monitoramento dos pontos estratégicos e móveis especiais, atendimento a denúncias e solicitações, atividades de educação em saúde, mutirões, ações específicas e intensificações, investigações epidemiológicas, bloqueios de transmissão (casos suspeitos), tratamento químico (casos autóctones confirmados) e Análise Densidade Larvária (ADL).